Coluna - Celso Fortes Bittencourt
FARMÁCIA
 
infomambo.com.br
Página Inicial
   

OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS

Lavar as mãos é um ato simples, muitas vezes desprezado. Entretanto, é de vital importância para a saúde da própria pessoa e de quem entra em contato com ela. A higiene das mãos é de fundamental valor na prevenção da disseminação de infecção hospitalar, diarréias, gripes e até mesmo morte de pessoas. Vírus, fungos, bactérias e outros microorganismos são seres tão minúsculos que não vemos a olho nu. Mas eles estão presentes em todos os lugares, até nos aparentemente limpos; em nossas mãos, principalmente embaixo das unhas.

Muitas vezes evitamos uma lanchonete ou restaurante, por duvidarmos da higiene ali praticada e isso não está errado. Mas quanta gente entra em um restaurante ou lanchonete de alto padrão e se esquece de lavar as próprias mãos antes de tocar os alimentos.

PRATIQUE A HIGIENE DAS MÃOS

  • Ao chegar da rua.
  • Ao entrar e ao sair de um hospital.
  • Após um espirro.
  • Após levar as mãos à boca ou ao nariz.
  • Após o manuseio de qualquer objeto bacteriologicamente sujo.
  • Antes e depois de ir ao sanitário.
  • Antes de tocar em qualquer alimento.
  • Antes de comer.
  • Antes de esfregar os olhos.

COMO LAVAR AS MÃOS

  • Use água corrente e sabão, esfregando as mãos uma na outra, do punho para baixo. Lave entre os dedos e as costas da mãos por, no mínimo, 10 segundos.
  • Em certas ocasiões é recomendável usar uma escova para lavar embaixo das unhas.
  • Enxágüe bem as mãos até retirar todo o sabão.
  • Se a lavagem da mãos for em lugar público, utilize uma toalha de papel para fechar a torneira.
  • Seque as mãos de preferência com toalha de papel descartável.
  • É indispensável o uso de sabão, pois só a água não garante a destruição da flora bacteriana transitória presente nas mãos.

São dicas simples que pode nos proporcionar uma melhor qualidade de vida.

 

Celso Fortes Bittencourt
Farmacêutico - C.R.F. 10484
Formado pela UFSC
Proprietário da Farmácia Medicinal
Av. Interventor M. Ribas, 278
E-mail: celso.bittencourt@bol.com.br
Mamborê-PR
 

QUEDAS NA TERCEIRA IDADE

COMO PREVENIR OS TOMBOS NA FASE EM QUE ELES SE TORNAM MAIS COMUNS

 

Uma queda pode ser definida como um evento inesperado que nos leva a repousar no solo, muitas vezes por uma incapacidade de gerar força muscular suficiente para nos equilibrarmos.

Em algum momento da vida, todos já sofremos alguma queda: seja quando começamos a aprender a andar, quando estamos praticando uma atividade física, ou quando simplesmente desabamos sem qualquer motivo. No entanto, o grupo de indivíduos da terceira idade merece atenção especial quando este assunto é colocado em pauta.

Estudos têm demonstrado  que aproximadamente 30% da população de pessoas  com mais de 65 anos caem uma ou mais vezes a cada ano, sendo que cerca de 70% das quedas levam a fraturas ósseas, sendo as de quadril as mais comuns.

Essa é uma questão preocupante, pois além de provocar lesões físicas, escoriações, fraturas e torções, diminuem a mobilidade e provoca alterações psíquicas. A pessoa pode ficar com medo até de sair de casa, o que acarreta isolamento social na vida dos idosos.

ALTERAÇÕES NA VELHICE

Certos fatores estão relacionados ao surgimento de quedas. Em termos psicossociais e demográficos, podemos citar idade avançada, limitações  na realização das atividades diárias, sedentarismo e o fato de residir sozinho. Outros fatores, como a diminuição da força muscular, da flexibilidade e da agilidade, fazem com que o equilíbrio seja afetado com a idade, tornando as reações corretivas mais lentas no idosos. A visão também é prejudicada, pois há diminuição da a acuidade visual, maior incidência de catarata e glaucoma, sem falar na degeneração da retina.

As quedas também estão associadas a calçados e roupas impróprias, perigos nas residências (ausências de corrimões, barras de proteção, má iluminação, degraus íngremes), perigos externos (ausência de pavimentação, falta de equipamentos de segurança, condições de tráfego e dificuldade no transporte público).

O QUE FAZER?

Como as quedas são decorrentes de  diversos fatores, várias são as atitudes que podem ser tomadas pela sociedade. A administração publica deve se preocupar com a manutenção e cuidado do trafego, condição das calçadas, sinalização quanto obstáculos e etc. Porém, existem outras formas de prevenção que podem ser realizadas pela população:

-Realizar exames de rotina para verificar como está a audição, a visão e os sentidos como um todo.

-Evitar o consumo de álcool e fumo .

-Manter uma alimentação balanceada.

-Atentar para a disposição de móveis e objetos na residência, que possam vir a ocasionar acidentes

-Usar roupas confortável que permitam boa movimentação e calçados adequados. Há evidencias de que um terço das quedas poderia ser prevenido por intervenções especificas contra os fatores de risco. Dentre as diversas formas de intervenção na melhoria da  condição de vida dos idosos, a pratica regular de exercicios físico é uma das principais formas de se evitar as quedas. Além de beneficias sociais  e emocionais, o exercício físico regular desempenha papel fundamental no aspecto físico dos idosos.

A pratica regular de exercício físico apresenta melhora da circulação sangüínea, na força muscular, na coordenação, no equilíbrio, na agilidade e na massa óssea, favorecendo atividades como andar, subir e descer escadas, passear e levantar-se de uma cadeira. Esses benefícios, entre outros, podem ser vistos em indivíduos com até mais de 70 anos. Estudos indicam que exercícios de fortalecimento muscular e de treino de equilíbrio em mulheres com 80 anos ou mais reduzem a taxa de quedas em mais de 30%.

Sendo assim, a prática de exercícios contribui para diminuir o número de quedas e, consequentemente, de fraturas, além de favorecer a saúde da população em geral.

Celso Fortes Bittencourt
Farmacêutico - C.R.F. 10484
Formado pela UFSC
Proprietário da Farmácia Medicinal
Av. Interventor M. Ribas, 278
E-mail: celso.bittencourt@bol.com.br
Mamborê-PR
 

 

 

DIABETES

O QUE É DIABETES?

O Diabetes Mellitus é uma doença bastante comum no mundo inteiro, conhecida por diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2. Como pode ou não apresentar sintomas, seu diagnóstico precoce permite estabelecer o tratamento adequado e evitar possíveis complicações. Essa é uma doença que impede o aproveitamento normal dos alimentos ingeridos, principalmente dos açúcares. Isso ocorre devido a uma carência total ou parcial de um hormônio chamado insulina que é produzida pelo pâncreas.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA DIABETES ?

Geralmente, os sintomas aparecem de forma inesperada. Os mais comuns são: boca seca com polidipsia (muita sede), poliúria (muita urina), muito cansaço, polifagia (fome intensa).

QUAIS OS AGRAVANTES DA DIABETES ?

Podem ocorrer problemas de visão, dificuldades de cicatrização, perda de peso, infeções vaginais, comprometimento do funcionamento dos rins (nefropatia), dormência nas pernas. Porém quando o diabético se cuida e se trata, esses sintomas tendem a desaparecerem.

O PACIENTE DIABETICO TEM QUE TER CUIDADO EM DOBRO ?

Sim,

  • sempre tem que avaliar com o médico se tem algumas complicações
  • usar roupas e calçados adequados.
  • Manter-se sempre bem hidratado.
  • Prestar atenção aos sintomas de hipoglicemia e hiperglicemia.
  • Ter sempre em mãos a carteirinha de portador de diabetes.
  • Procurar manter regularidade em exercitar-se, se possível cinco vezes na semana, respeitando suas condições e limitações físicas.

 

INSULINA EM PÓ.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da primeira insulina inalável, que veio ao mercado com o nome de Exubera. Trata-se de insulina em pó, inalada pela boca antes das refeições. O medicamento é indicado, principalmente, para o tratamento de diabetes tipo 2, que atinge mais de 5 milhões de pessoas com mais de 40 anos no Brasil.

Antes da aprovação, o Exubera foi testado em cerca de 2.500 pacientes durante cerca de sete anos. A Europa e os Estados Unidos aprovaram seu uso em janeiro de 2006. A Alemanha e o Reino Unido foram os primeiros a colocarem a droga no mercado. No Brasil, o responsável pelo Exubera é o laboratório Pfizer.

 

   

Celso Fortes Bittencourt
Farmacêutico - C.R.F. 10484
Formado pela UFSC
Proprietário da Farmácia Medicinal
Av. Interventor M. Ribas, 278
E-mail: celso.bittencourt@bol.com.br
Mamborê-PR