infomambo.com.br

 
A Notícia em Tempo Real

REUNIÃO COM COOPERADOS

31/07/08 Qui 16:22 - Com o Centro Cultural quase lotado, aconteceu a reunião semestral dos cooperados da COAMO do entreposto de Mamborê. Foi hoje, pontualmente às 14 horas, com presença do Dr. José Aroldo Gallassini, presidente da cooperativa e demais membros da diretoria.

Dr. Aroldo falou do aumento no custo de produção, por conta dos altos preços de fertilizantes. Este aumento foi de 40% para a produção de soja e 41,5% para milho. Falou de algumas dificuldades para exportação, devido à falta de manutenção do Porto de Paranaguá, onde a COAMO possui um terminal. Sugeriu que os cooperados incluam os custos do seguro agrícola como uma despesa da produção, mas que não deixem de garantir a produção através do seguro.

Outro assunto tratado foi o incentivo para que os agricultores utilizem os baixos juros de programas como o "Agricultura Familiar", antigo PRONAF, para pequenos agricultores, que tem juros a partir de 1,5% ao ano.

Gallassini falou da nova corretora de seguros da COAMO Via Sollus, destinada a cooperados e funcionários da cooperativa. Outra novidade é que, em breve, os cooperados poderão acompanhar a sua movimentação na COAMO, através da internet, fazendo uso de uma senha de acesso.

O gerente técnico Nei Leocádio Cesconetto apresentou alguns números como o da maior produção de milho, por entreposto, na última safra, na área de abrangência da COAMO: 417 sacas por alqueire. Quanto à soja, a maior produção em um determinado entreposto foi de 154 sacas por alqueire. A média de Mamborê foi de 133.


José Aroldo Gallassini, diretor presidente da COAMO


Celso Paggi, gerente do entreposto de Mamborê