trnoticias.com.br
Portal de Notícias



 


07/09/09 Seg 15h37  
PROJETO  

A professora Aparecida Zocatelli Ribeiro está desenvolvendo o projeto "Resgate de Valores" com os alunos da 3ª série A, da Escola Municipal Elisabete Fernandes.

A professora nos disse que a justificativa do projeto está no fato de que, durante o intervalo da aula, os alunos correm, machucam-se, brigam, falam palavrões; o recreio, ao invés de tornar-se um momento de descanso, torna-se um problema  para  os professores, alunos e pais, pois acontecem muitas agressões físicas e verbais nesse momento, no espaço da escola. "Em sala de aula, há também falta de respeito para com professores e colegas", acrescentou a pressora Aparecida.

Devido a esses problemas, a professora está realizando um projeto voltado para o bem comum, onde os próprios alunos podem resolver seus conflitos e aprendem a se comportar melhor diante das situações que surgem no dia a dia, ensinando aos demais as boas maneiras.

A ajuda dos pais é fundamental, colaborando nas pesquisas, nas entrevistas e tarefas dos filhos.

Houve leituras sobre a responsabilidade da família para com a educação dos filhos.  E o ponto positivo do trabalho é que as crianças sentem-se úteis em poder, de alguma forma, colaborar para ter uma melhor convivência na escola, onde passam uma boa parte de seu dia.

Como um projeto contempla várias disciplinas, eles confeccionaram  brinquedos (para a hora do recreio), cartõezinhos de boas maneiras com palavras de estímulos (para entregar aos colegas que já aprenderam a se comportar e aos que ainda não aprenderam), fizeram cartazes para serem colocados nas salas, gráficos da avaliação feita por eles sobre o número de alunos com bom e mau comportamento (sem citar nomes).

Textos variados foram produzidos: narrativo, de opinião, poema e em quadrinhas. 

"Eu ainda acredito no potencial da criança. Se dermos oportunidades ela faz acontecer e, com certeza, vai contribuir para um mundo melhor, mais humanizado e menos violento", finaliza a professora Aparecida.