19/03/10 Sex - 16h28  
SEMINÁRIOS  

A Federação da Agricultura do Estado do Paraná - FAEP, realizou ontem (18), dois seminários, em Curitiba. Ambos aconteceram no Teatro Positivo e com presença de mais de 1.300 participantes. Entre eles, o governador do estado Roberto Requião e os 3 pré-candidatos ao governo estadual: Beto Richa (PSDB), Osmar Dias (PDT) e Orlando Pessuti (PMDB).

O primeiro seminário, com o título de "O que Esperamos do Próximo Presidente", reuniu, além do presidente da FAEP, presidentes e representantes das Federações da Agricultura de Santa Catarina - FAESC e do Rio Grande do Sul - FARSUL. Esta foi a última das 5 regiões do Brasil que se reuniu para discutir e elaborar propostas sobre 8 temas definidos como prioritários para o agronegócio brasileiro: meio ambiente, alimento saudável, insegurança jurídica, logística, política agrícola, processo tecnológico, qualificação profissional e responsabilidade social.

Após unificar as propostas, a Confederação Nacional da Agricultura - CNA entregará as mesmas aos candidatos à Presidência da República.

A senadora e presidente da CNA Kátia Abreu falou sobre diversos assuntos relacionado ao tema do seminário. Disse que uma das primeiras perguntas que ela faria a um candidado à presidência do Brasil, seria qual é a opinião dele sobre a propriedade privada.

Em entrevista coletiva à imprensa, a senadora disse que dependendo da rapidez pela qual cada Estado da Federação realiza a reintegração de posse, é maior ou menor o número de invasões, por parte dos movimentos. Há mais invasões em estados que demoram mais para conceder a ordem de reintegração de posse.

O segundo seminário, realizado na parte da tarde, foi sobre "O Paraná Livre de Aftosa sem Vacinação". A abertura foi com o presidente da FAEP Ágide Meneguette, que também é presidente do Fundo de Desenvolvimento Agropecuário - FUNDEPEC, do Paraná.

Em nosso país, apenas Santa Catarina já obteve o reconhecimento de estado livre de aftosa sem vacinação. O Paraná já suspendeu a vacinação, tentando obter o mesmo status. Haverá apenas uma vacinação aos bovinos e bubalinos (búfalos) de até 24 meses, em maio deste ano.

Obtendo este reconhecimento, a vigilância passa a ser constante nas fronteiras, exceto na divisa com Santa Catarina, que já está livre a doença. No caso de alguma suspeita, o material é coletado e analisado em laboratórios em estados que não tenham o status de " livre da doença sem vacina", para evitar qualquer contaminação.

Outro ponto importante, neste processo, é a instalação de Conselhos de Sanidade Agropecuária. Um total de 330 municípios já contam com os mesmos. A intenção é atingir os 399 municípios do estado.

Quarenta pessoas dos municípios de Mamborê, Campina da Lagoa, Nova Cantu, Roncador e Iretama estiveram nos seminários. Outros municípios da região, também, participaram.


Mais de 1300 pessoas nos seminários da FAEP


Teatro Positivo


Presidente da FAEP Ágide Meneguette


Senadora Kátia Abreu


Mamboreenses: Adilson Carvalho, Vilson Olipa, James Correia e Antonio de Souza


Interior do ônibus


Participantes de Mamborê, Campina da Lagoa, Nova Cantu, Roncador e Iretama

Local do evento

Carlos Sperotto, presidente da FARSUL

José Zeferino Pedrozo, presidente da FAESC

Ex-ministro da Previdência Social Roberto Brant

 



Entrevista coletiva: senadora Kátia Abreu e presidentes das Federações da Agricultura dos 3 estados do Sul


Painel do primeiro seminário

Painel do segundo seminário

Mapa indicando a situação da febre aftosa no Brasil:
Roxo - livre, sem vacinação (Santa Catarina)
Verde - livre, com vacinação
Amarelo - risco médio
Vermelho - alto risco

Valter Bianchini, secretário estadual da Agricultura e presidente do CONESA

Inácio Kroet, secretário nacional de Defesa Agropecuária

Beto Richa, prefeito de Curitiba

Senador Osmar Dias

Vice governador Orlando Pessuti

Entrevista com Osmar Dias. Esta foi transmitida ao vivo, para a Rádio União FM, via celular

Governador Roberto Requião, encerrou o evento

 

 

Curiosidade - Mamborê 50 Anos

A Av. Abel Desidério de Araújo era Rua Humaitá até 1965.