28/05/10 Sex 8h37  
SILAGEM  

Um grupo formado por 4 acadêmicos, do 7º Período de Agronomia da Faculdade Integrado de Campo Mourão, realizou o 1º  Encontro Técnico de Produção e Manejo de Silagem de Milho, em Mamborê, na noite de ontem (27). Foi nas instalações da ACCOPAR, no Parque de Exposições, com presença de um um bom número de pessoas, principalmente dos membros da APROLMAM, que é a Associação dos Produtores de Leite de Mamborê.

O evento é uma das atividades práticas da disciplina Extensão Rural, que tem as aulas ministradas pelo professor Dr. Roberto Akitoshi Komatsu, que compareceu no Encontro, em Mamborê.

Outro grupo de estudantes de Agronomia realizarão um encontro em Araruna, sobre eucalipto, na noite de hoje (28); um terceiro grupo falará sobre a buva, em Juranda.

A equipe que ficou com o trabalho em Mamborê, é formado por: Anderson Mazur, Julio Senko Godói, Robson Grilo e Fernando Silveira Arruda, sendo dois de Juranda e dois de Mamborê, respectivamente.

A primeira palestra foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Willian Frighettpo, da Pioneer, e teve como tema "Características de Híbrido de Milho para Silagem".

A palestra seguinte foi sobre o "Ponto Ideal do Corte de Híbrido de Milho para Produção da Silagem", com o acadêmico Fernando. Na sequência, o acadêmico Julio falou sobre "Manejo de Ensilamento e Preservação de Silagem de Milho".

Houve sorteio de brindes e um coquetel de encerramento.


Local do Encontro


Professor Komatsu


Engenheiro Agrônomo Willian


Acadêmico Anderson

Acadêmico Fernando

Acadêmico Julio

Entrega de um dos brindes sorteados

Público presente

 

 

Língua Portuguesa (Coloque o mouse sobre o letreiro, para facilitar a leitura)
"Perda" ou "perca"? Depende da situação. "Perda" é substantivo e se usa em casos assim: O carro teve perda total. As perdas da safra. A morte do médico foi uma perda grande. "Perca" é verbo: Ex.: Eu perco dinheiro, se eu jogar. Não perca a hora.

Curiosidade
- Mamborê 50 Anos
A praça central de Mamborê se chama João Szesz. Até poucos anos se chamava Praça 28 de Julho - data da criação do Município.