20/09/10 Seg 22h09  
PROJETO  

Recebemos um dos projetos que concorrem ao Concurso Agrinho 2010, do SENAR-PR. Este é da Escola Municipal Elizabete das Neves Teixeira Fernandes e tem a professora Aparecida Zocatelli Ribeiro, na coordenação.

Com o título, que é uma pergunta: A criança é capaz de transformar a realidade?, o projeto objetiva levar o educando a construir sua cidadania, enquanto criança, participando ativamente da vida política no entorno da escola. Visa a preservação da água potável, utilizando a água da chuva para a limpeza geral da escola e a irrigação da horta, que está sendo cultivada pelos pais e alunos na Escola Municipal Professora Elizabete.

Esta pequena contribuição significa muito para o meio ambiente, pois sabemos da escassez da água no planeta.

Alguns textos com a opinião dos alunos, sobre o trabalho.

A questão é a seguinte:

Qual sua opinião a respeito da conclusão da obra de captação da água de chuva, em nossa escola, que está parada?

1) "Queremos essa conclusão o mais rápido possível porque é muito importante para a nossa escola e será para o mundo, assim a escola estará participando do mutirão da preservação do meio ambiente e mantendo a vida. Sabendo usar a água ela não faltará." Mariana 

2) "Nós somos alunos da Escola Prof. Elizabete e queremos que termine esta obra começada, porque está desperdiçando muita água da chuva. Escrevemos cartas às pessoas responsáveis e fomos atendidos. Portanto agradecemos e o mundo está um pouquinho melhor com nossa colaboração." Lenizete

3) "Sou criança, mas entendo que fomos coparticipantes em poder ajudar no pedido de conclusão." Ellen

4) "Vimos a importãncia deste projeto de captação da água de chuva aprovado em 2008. Mas estava faltando algumas calhas para evitar o desperdício. Fomos em busca da solução e fomos atendidos. Isso pode fazer muita diferença no mundo." Patrick

5) "Nós temos que pedir o que é bom para toda a comunidade e todos juntos a força é maior." Lucas 

6) "A obra estava parada fazia alguns meses. E nós fomos pedir e conseguimos ser atendidos. Muito obrigado." Guilherme 

7) "Alguns problemas são, às vezes, difíceis de resolver mas, eu acho que há muita burocracia e falta de iniciativa, por culpa nossa . Porque falhamos como cidadãos, não exigindo nossos direitos. Todos deveriam dar mais apoio às obras nas escolas porque são para o bem estar dos alunos e da comunidade." Yasmin

8) "Estou feliz com este trabalho, em poder ajudar a economizar água, porque nós sabemos que a água potável está acabando. Porque ficar desperdiçando? Também vamos molhar as verduras que plantamos." Lukas 

9) "É importante economizar água, porque vamos diminuir os gastos e sobrará água potável para nossos netos e bisnetos. Com a água da chuva, vamos usar na limpeza da escola, descargas dos banheiros e na horta. Enviamos cartas à empresa que fazia o trabalho e fomos atendidos. Agradecemos a participação de todos que ajudaram no trabalho, ficamos muito felizes em dar nossa pequena contribuição para esta obra na escola." Reuel

Depois destes depoimentos, acreditamos com muita certeza, que podemos deixar o mundo nas mãos destes pequenos cidadãos e cidadãs. Como afirma Streck "Todos os educandos devem ser co-cidadãos em todos os estágios de desenvolvimento e modalidades de educação" e questiona a ideia conservadora que a educação prepara para a cidadania. Para ele não existe um primeiro momento para a preparação da cidadania, para depois exercê-la. Assim a escola estará oportunizando-os a participar da vida política na comunidade enquanto aprendem e ensinam. Cumprindo com seus deveres e exigindo seus direitos. Eles se tornam responsáveis e agentes de transformação. 

As informações foram repassadas pela professora Aparecida Zocatelli Ribeiro.

   
   

 

 


Curiosidade
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