23/02/11 Qua 14h44
HAITI  
Maycon Renan Oliveira Santos, 20 anos de idade, chegou a Mamborê no dia 12 de fevereiro, após 6 meses, em missão de paz, no Haiti. Renan é mamboreense e está há 2 anos no 33° Batalhão de Infantaria Motorizada de Cascavel. Ele é filho da professora Lindinalva Aguiar.

No Haiti, Renan se juntou a outros cerca de 1.100 soldados do Brasil. O batalhão brasileiro é o maior, em número de soldados a serviço das Nações Unidas, para manter a ordem no país devastado por um terremoto no ano passado.

Renan terá 15 dias de folga, que é uma determinação da ONU para todos os soldados, ao retornarem de uma em missão de paz. Em seguida ele se apresentará no 33° Batalhão, em Cascavel, e terá mais um mês de férias.

"Foi algo muito gratificante, poder passar este tempo, vendo as dificuldades do povo sofrido, após o terremoto. Foi interessante notar que mesmo com o sofrimento, os haitianos são pessoas alegres", declarou Renan.


Renan com um garoto do Haiti, em Porto Príncipe


Brabatt 1, que é uma das bases do Brasil, dentro da Base Charlie, que contém milhares de soldados de várias nações, como Chile, Equador, Peru, China, Coreia, Nepal, Colômbia, entre outros


Entrada da Base Charlie, onde funciona uma feira para militares. Os haitianos vendem seus produtos neste local


A ONG - Organização Não Governamental IOM em uma confraternização com os soldados brasileiros

Entrada de um dos abrigos dos refugiados do terremoto, ocorrido em 2010

Ao fundo, o Aeroporto Internacional de Porto Príncipe; ao lado, parte de um local onde cerca de 50 mil hatianos estão alojados em barracas

Manifestantes protestando após o resultado das eleições, realizadas no final de 2010, no Haiti

Palácio do Governo do Haiti