Portal de Notícias


 


 

14/12/11 Qua 9h39

LSE

A Secretaria Municipal de Educação concluiu a primeira etapa do LSE - Levantamento da Situação Escolar. Trata-se de uma tecnologia informatizada de gestão da rede pública escolar, desenvolvida pelo Ministério da Educação/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Um dos seus objetivos é identificar o nível de cumprimento dos padrões mínimos de funcionamento das escolas públicas. Também faz parte do conjunto de ações que o Ministério da Educação está mobilizando para apoiar a efetivar a implantação do Plano de Desenvolvimento da Educação.

O LSE proporcionará vários benefícios, tais como:

Informações referentes às condições físicas dos ambientes escolares, disponibilidade de mobiliário, equipamentos, material didático e escolar, recursos humanos e acessibilidade das escolas.

Informação sobre a situação das escolas de Educação

Infantil, Ensino Fundamental com o objetivo de auxiliar no planejamento e gestão das redes públicas de ensino dos estados e municípios.

Informação sobre a situação de cada escola com referência aos Padrões Mínimos de Funcionamento da Escola PMFE estabelecidos pelo MEC.

Possibilidade de análise pelo gestor de sua rede de ensino a partir dos dados consolidados.

Informações gerenciais e de estimativas de custos dos investimentos necessários à melhoria das redes escolares.

A compilação dos dados levantados pelo LSE, através da emissão de relatórios gerenciais, disponibiliza uma ferramenta de gestão que subsidia e detecta as necessidades de reforma, ampliação e construção, bem como de aquisição de mobiliário, equipamento e materiais didáticos e escolares e formação continuada de profissionais da educação estabelecendo as prioridades de atendimento dentro da rede pública de educação, concatenando com os objetivos planejados na dimensão do Plano de Ações Articuladas (PAR).

A Secretaria Municipal de Educação desenvolveu essa primeira etapa com a equipe formada pelo arquiteto e urbanista Anderson Franciscon, Almir Lott Soares tecnólogo e técnico em edificações, Semi Regina da Silva da área pedagógica e informática da Secretaria Municipal de Educação do município, com supervisão geral da secretária municipal de Educação professora Dalila Negrisolli de Carvalho (foto).