21/06/11 Ter 14h24
O Caixeiro da Taverna estreia em Mamborê  
A Cia Mamborê de Teatro apresenta, neste sábado (25), a peça "O Caixeiro da Taverna" de Martins Pena, com direção de Carlos Soares. Será às 20h, no Centro Cultural Professora Emília Martins Cruz. Os convites podem ser adquiridos no próprio Centro Cultural, na RetiBrasil ou com os integrantes da Companhia de Teatro.

A peça já foi apresentada em Campo Mourão, no Guarani e no Pensamento.

Abaixo, algumas informações sobre o autor, sobre a peça e a Cia Mamborê de Teatro.

Martins Pena, dramaturgo romântico que notabilizou-se por satirizar a sociedade brasileira do século XIX. A direção do espetáculo é por conta de Carlos Soares, ator e diretor que acompanha a Cia desde a sua formação em 2004. Do elenco participam Edivaldo da Conceição, Tania Ratz, Jadimil Lemes, Rubiane de Oliveira, Paulo Matozo e NeusaPortilio.

O texto narra as peripécias do ambicioso e trapaceiro Manoel Pacheco, o caixeiro (Jadimil Lemes), cujo maior sonho e ser sócio de sua ama Angélica Pereira, dona da taverna, que morre de amores por ele. A ambição desenfreada deste caixeiro o coloca em situações hilariantes a medidaque suas mentiras não são suficientes para evitar que todos desconfiem de seu casamento com Deolinda (Tania Ratz).  O rude e durão Quintino (Neusa Portilio), é o irmão de Deolinda, e desconfia de algum relacionamento que esta tem em segredo. Suas investigações o levarão a Taverna da Viúva Pereira, tirar satisfações com Manuel, pois as núpcias de sua irmã já estão certas com um a sargento de sua companhia. O segundo caixeiro Antônio (Paulo Matozo) é um sujeito de poucas palavras e o braço direito de Manoel na Taverna.  Francisco (Edivaldo da Conceição) tem Manoel como seu confidente e amigo e está interessado em casar-se com Angélica, mas a fidelidade ao amigo está em primeiro lugar. Na tentativa de ajudar o amigo Manoel nas farsas sem fimacaba por se envolver em situações difíceis.

O Cenário e figurinoé criação do grupo com a colaboração nos desenhos e pinturas dos painéis do artista plástico Anderson Soares.

O autor da peça é Luís Carlos Martins Pena. Nasceu no Rio de Janeiro em 1815. Foi um notável teatrólogo, considerado fundador da “comédia de costumes” no Brasil. Escreveu comédias e farsas da metade do século XIX, que envolvem principalmente a gente da roça e do povo comum das cidades. Suas obras constituem um retrato bem realista do Brasil na época: personagens como funcionários, juízes, malandros, estrangeiros, em torno de casos de família, casamento, heranças e dívidas são alvos de críticas ao oportunismo, corrupção e hipocrisia profissional e religiosa. Martins Pena contribuiu grandemente para teatro brasileiro, apontando os rumos e a tradição a serem explorados pelos teatrólogos que vieram depois.

Cia Mamborê de Teatro

A Cia Mamborê de Teatro é um grupo que está engajado nas artes cênicas no município de Mamborê desde março de 2004, já tendo atuado em diversos espaços e comunidades, tanto no município como em outros da região, levando o nome de Mamborê, vinculado à arte teatral, para todo o estado e para outros estados brasileiros, através dos festivais e cursos nos quais seus atores e diretor participaram e participam.

No município de Mamborê, tradicionalmente, a Cia leva suas montagens para as comunidades rurais, ampliando, desta forma, o papel e o lugar da arte cênica. O Caixeiro da Taverna já esteve nas comunidades do Guarani e do Pensamento e, após a estreia no Centro Cultural, percorrerá as demais comunidades rurais do município. A arte realizada nos diferentes espaços é uma estratégia de aproximação com a realidade e com o público. Como disse James Joyce, nada perpetua melhor uma civilização do que as formas artísticas que inventa.              

Fonte: Neusa Portilio