06/07/11 Qua 9h56
Mamborê realiza 1º Fórum de Segurança Alimentar  

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou ontem (5), o 1º Fórum Municipal de Segurança Alimentar – Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos.

A secretária municipal de Assistência Social Elisabete Radomski, representou o prefeito Ricardo Radomski, que estava em Curitiba. Ela fez a abertura do evento, destacando a importância do mesmo e que Mamborê é um dos primeiros municípios do estado a organizar este Fórum.

Compareceram representantes de entidades, associações, conselhos, secretários da Administração Municipal e o vereador Jairo Arruda.

O palestrante convidado foi o professor Renato Castro da Silva, que já atuou na UNIPAR e, atualmente, trabalha na Faculdade Integrado de Campo Mourão, lecionando para os cursos de Nutrição, Biomedicina, Educação Física e Enfermagem. Ele é graduado em Ciências Contábeis e Nutrição e possui algumas especializações na área nutricional.

O professor Renato apresentou a situação da falta de alimentos do Brasil e no mundo. O Brasil é um dos países que mais desperdiça alimentos. O professor apresentou algumas formas de reaproveitamento na alimentação escolar.

A nutricionista Fabiane G. Agulhó apresentou os programas existentes no município de Mamborê: PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, PLC – Programa Leite das Crianças, Serviço Social e Farmácia, PSF – Programa Saúde da Família, CRAS – Centro de Referência da Assistência Social e Vigilância Sanitária.

Houve um momento para discussões. Para isto, foram formados dois grupos. O grupo do eixo 1, discutiu e apresentou propostas sobre Segurança Alimentar e Nutricional nos Programas PAA, PNAE e PLC. O grupo do eixo 2, sobre Segurança Alimentar e Nutricional nos Programas SUS, SUAS, ESF, PBF e equipamentos de SAN.

Na sequência, os relatores de cada grupo: Soely Yamada e Sara Beltrame, apresentaram as propostas, as quais foram aprovadas por todos e serão encaminhadas à regional. Foram eleitos delegados para representar o município no Fórum Regional que acontecerá em Campo Mourão, dia 20 de julho.


Professor Renato Castro da Silva

Elisabete Radomski, secretária de Assistência Social

Discussão por eixos

Delegados e suplentes escolhidos