Portal de Notícias

 


 

11/04/12 Qua 11h01
Cenantes viajarão ao RS
Em torno de 80 cenantes (membros do Movimento da Igreja Católica Cenáculo de Maria, embarcarão para a cidade de Montenegro-RS, na próxima sexta-feira (13), às 20h. Lá, participarão de celebrações e da comemoração dos 20 anos de existência do movimento, em Montenegro. Em Mamborê, o Cenáculo de Maria existe há 12 anos.

O ônibus que sairá de Mamborê levará cenantes de Mamborê, Quinta do Sol, Fênix e Barbosa Ferraz. O ônibus que sairá de Ubiratã, levará pessoas daquela paróquia e da paróquia de Campina da Lagoa.


Clique para ampliar

BREVE HISTÓRICO DOS 20 ANOS DE ATUAÇÃO

1) CENÁCULO DE MARIA: é um movimento para jovens e adultos, maiores de 18 anos, sem limite de idade, com uma visão missionária, expressa no lema: “Leva-me onde os homens necessitem Tuas Palavras”.

Foi no Cenáculo, em Jerusalém, um local de reunião, refeição e oração, que Jesus realizou a Ceia Pascal, instituiu a Eucaristia, lavou os pés dos discípulos, e, após sua morte, fez pelo menos duas aparições aos apóstolos, deixando-lhes a paz e o novo mandamento: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”.

A espiritualidade do Movimento é baseada na Carta de São Paulo aos Gálatas, capítulo 5, versículo 16-26, que fala sobre os frutos da carne e os frutos do Espírito, que são contrários entre si.

2) Visão Mariana: Maria deu o seu “sim” e, por ela, aconteceu toda história da salvação. Seu silêncio e suas atitudes de serviço marcaram profundamente os momentos em que ela se fez presente.

Maria foi o primeiro sacrário da história, carregando dentro de si o Cristo Vivo. Foi a pedido dela que Jesus realizou o primeiro milagre, quando orientou a todos: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.

Maria suportou tudo, até ver Seu Filho injustamente pregado na cruz. Hoje, nos inspira a também darmos nosso “sim” ao projeto de amor de Deus em nossa vida, e nos encoraja a cumprirmos a nossa missão, pois “na Igreja de Cristo todo batizado é missionário”.

3) Retiro: o retiro, que é realizado no Colégio Santo Inácio, em Salvador do Sul, tem a duração de 48 horas (das 18h de sexta-feira às 18h de domingo) e é composto de palestras, testemunhos, debates em grupo, cantos, orações, momentos de partilha, louvor e reflexão, motivando cada um a “desligar-se” do mundo

por um tempo para refletir sobre o bem mais precioso que temos, que é nossa vida, um presente de Deus.

Os três retiros do ano acontecem normalmente nos meses de fevereiro, maio e agosto, e o Reencontro (só para quem já fez o curso) acontece em novembro.

4) Origem do Movimento: o Movimento nasceu em São Paulo , com o nome de “Caminhada”. Em 1974, veio para a Diocese de Santa Maria-RS, já com o nome de Cenáculo de Maria. A partir daí, instalou-se nas Dioceses de Uruguaiana e Pelotas. Em 1983, veio para a Unisinos, na Diocese de Novo Hamburgo. A partir da Unisinos, instalou-se na Arquidiocese de Porto Alegre e Diocese de Caxias do Sul. 

Começou suas atividades na agora Diocese de Montenegro em abril de 1992, em 3 Paróquias. Hoje, está ativo e organizado em 25 Paróquias, totalizando 5.578 cenantes até o 57º Cenáculo, realizado em fevereiro de 2012.

5) Festa de 20 Anos: com muita alegria, o Movimento celebra 20 anos de atuação na Diocese de Montenegro-RS. Para marcar a data, realizará grande evento no DIA 15 DE ABRIL, domingo à tarde, A PARTIR DAS 13:30H, no PARQUE MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ, com atividades diversas e a celebração da Missa com o Clero da Diocese.

A entrada é franca e todos são convidados, sendo já cenantes ou não! Presença confirmada de cenantes do Paraná e de diversos grupos de Cenáculo do Rio Grande do Sul.

No final do encontro, será sorteada uma viagem à Itália e Israel, além de prêmios surpresa. O lema do encontro será "Fica Conosco, Meu Senhor"!