Portal de Notícias

 


 

19/04/12 Qui 16h50

Mamborê realiza 1ª Conferência dos Recursos Hídricos

Foi realizado ontem (17) a 1ª Conferência dos Recursos Hídricos, com a eleição do COMAM, bem como a aprovação do PMGRH - Plano de Gestão dos Recursos Hídricos.
O evento contou com a presença do prefeito Ricardo Radomski, do procurador de Justiça do Estado para o Meio Ambiente Dr. Saint Clair Honorato Santos, vereador Jairo Arruda, secretário da Administração, entre outras autoridades locais, além de representantes de diversos seguimentos.
O prefeito Ricardo Radomski falou da importância da Conferência e ainda os trabalhos que o município vem desenvolvendo  junto ao setor de agricultura e  meio ambiente.
O Dr. Saint Clair parabenizou a forma com que   Mamborê  desenvolve os trabalhos ligados às questões ambientais.
Ao final foram aprovadas 26 propostas para compor o plano:
  • Implementação de Instalação de esgotamento sanitário rural, eliminando o esgotamento nos rios e em fossas, contemplando ainda os patrimônios .....;
  • Rever a eliminação das bases largas de curva de nível, principalmente na região do arenito;
  • Incluir no plano diretor e código de obras a exigência de área de infiltração mínima de água pluvial nos lotes residenciais;
  •    
  • Incluir no alvará de construção e habite-se a obrigatoriedade da arborização e readequação das calçadas, exigindo a existência de área permeável (calçada ecológica)
  • Tornar obrigatório a compostagem dos resíduos orgânicos;
  • Plano de recuperação e desocupação das APPs - Área de Preservação Permanente do Arroio da Usina e Ribeirão Mamborê na área urbana.

Ainda, durante a Conferência, foram eleitos nove (09) conselheiros para o COMAM -  Conselho do Meio Ambiente de Mamborê: Adilson de Carvalho, representante da ADC Guarani;  Rosemari Hausenstein Ruch, representante da ADM - Agenda 21; José Marcelo Rúbio, representante da Coamo; Inês Kuczak Bossak Radeski, representante da Rede Feminina de Combate ao Câncer; Paulo Cesa, representando o Rotary Club; Raquel Fernanda Sehaber Gobbi, representando a APMF da Escola Elizabete; e, representando a prefeitura de Mamborê, Ana Maria Fernandes , Dalila Negrisoli Carvalho e Ricardo Pedroso.

Este conselho irá aprovar o texto final do PMGRH e eleger a diretoria do COMAM.