14/09/12 Sex 8h15
Moradia
Vinte e seis lotes são sorteados no Guarani

Vinte e seis moradores do patrimônio Guarani tiveram a definição de onde serão suas novas casas, após o sorteio realizado na última quinta-feira (6), no próprio patrimônio. Trata-se da primeira etapa de 26 lotes, de um total de 52, que prevê o projeto.

Inicialmente eram 140 o número de cadastros feitos. Após a análise, levando em conta os critérios, chegou-se ao número de 26 pessoas beneficiadas, nesta primeira etapa.

Os terrenos medem aproximadamente 200m² e as casas terão as seguintes dimensões: 11 unidades serão de 35m²; 10 casas, de 40m²; e 5 casas, de 47m². Cada casa terá 2 quartos, banheiro, cozinha, sala de estar e área livre para ampliações futuras. Os proprietários terão 20 anos para pagar os terrenos com as casas.

O município de Mamborê, um dos parceiros, oferece o terreno. Também houve a isenção do IPTU - Imposto Predial Territorial Urbano, ITBI - Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis e ISSQN - Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, conforme a Lei nº 38/2011, de 6 de setembro de 2011, apresentada pelo Executivo e aprovada pelo Legislativo Municipal. O município também é responsável pela infraestrutura, como galerias, calçamento com pedras irregulares, etc.

Os novos proprietários deverão entrar nas casas dentro de um ano. Este é o prazo que a construtora tem para a entrega.

Portanto, o benefício é resultado de uma parceria entre o Município de Mamborê, Cohapar e Caixa Econômica Federal, que financia. Um programa federal e um estadual, de habitação, também fazem parte o sonho da casa própria se torne realidade.

Sorteio

No dia do sorteio dos lotes, 6 de setembro, estiveram presentes no Guarani o chefe regional da Cohapar, Ricardo Widerski; o deputado estadual Douglas Fabrício (PPS); Renato de Lima Correia, representando o Município; e o gerente da Caixa Econômica Federal, agência de Mamborê, Cassiano Cesar dos Santos.

"Em no máximo 30 dias esperamos estar aqui de volta para assinar os contratos", disse o chefe regional, Ricardo Widerski, ao destacar o apoio do deputado Douglas ao pedir casas para todos os municípios da região.

A deputada estadual Marla Tureck (PSD), que também fez a solicitação do benefício para Mamborê, encaminhou um ofício, demonstrando sua indignação, pelo fato de não ter sido convidada para o sorteio. No ofício a deputada diz que o gerente regional da Cohapar "tem agido de forma partidária favorecendo através de eventos tão somente um único deputado que também atende a região".

Marla Tureck disse ainda que o gerente do Escritório Regional de Campo Mourão já havia recebido advertência da Cohapar/Paraná e que receberá nova advertência após o evento no Guarani. A deputada declarou ter recebido um pedido formal de desculpas do Escritório da Companhia de Habitação do Paraná.

 

Requerimento e ofício da
deputada Marla Turck (PSD)