21/09/12 Sex 23h45
Debate
Candidatos de apenas uma coligação compareceram no debate
Aconteceu na noite de hoje (21), o debate promovido pelo Sismmam - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mamborê. Na verdade, não foi um debate, pois apenas os candidatos de uma das coligações, compareceram.

Estiveram presentes o presidente do Sismmam Edilson Lima Glovienka; demais integrantes do Sindicado e da Comissão de Debate; Luis Carlos Silva de Oliveira, presidente da Fesmepar - Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais e Estaduais do Paraná; Sonia Marque, diretora da UGT-PR - União Geral dos Trabalhadores - Paraná; Rogério Kormann, tesoureiro da UGT-PR e Dr. Vanderlei Valentim Barbosa, assessor jurídico do Sismmam. O debate foi mediado por Paulo Rossi, que é presidente da UGT-PR.

O Centro Cultural ficou lotado, para presenciar o que deveria ser um debate. Houve um telão instalado do lado de fora, bem como transmissão ao vivo pela Rádio União FM.

Compareceram os candidatos da Coligação Confiança e Trabalho: Ricardo Radomski e Willian Jefferson Baccon, candidados a prefeito e a vice, respectivamente.

Não compareceram os candidatos da Coligação Vote Limpo Mamborê: Claudinei Calori e Paulo Rotta, candidados a prefeito e a vice, respectivamente.

O próprio candidato a prefeito Nei Calori comunicou o presidente do Sismmam, logo após às 18h de hoje, que não participariam do debate.

Como havia sido planejado e acordado entre o Sismmam e as duas coordenações de campanha, houve perguntas elaboradas pelo próprio Sindicato. Foi respeitado o tempo para resposta, conforme o regulamento. Houve a assinatura do termo de compromisso do candidato a prefeito e do presidente do Sismmam. Na sequência, os candidatos a prefeito e a vice tiveram tempo para as considerações finais.

Foi a segunda vez que o Sismmam realizou o debate. Na eleição de 2008, que foi somente com candidatos a prefeito, houve a participação dos 5 candidatos, conforme matéria no TR Notícias.

Os organizadores do debate, bem como os cadidatos participantes, lamentaram, durante seus discursos, a ausência dos demais candidatos.

No Facebook, o cadidato da Coligação Vote Limpo Mamborê, Nei Calori (PPS), comentou o motivo de não ter ido ao debate, logo após às 23h. Ele disse "Não fui porque meu concorrente está impugnado pelo TSE e não vai ser candidato".

De qualquer forma, o candidato perdeu a oportunidade de responder as perguntas do Sismmam e de firmar o compromisso com o referido Sindicato. Na verdade, a essência deste debate é o compromisso entre candidatos e o Sismmam.


Mediador e candidatos presentes


Público presente

 


Resposta do candidato no Facebook


Presidente do Sismmam Edilson Glovienka

Presidente da Fesmepar Luis C. S. de Oliveira

Paulo Rossi, mediador

Clodoaldo Cezar Mori, cerimonial

Sonia Marque e Rogério Kormann da UGT-PR
Assinatura do termo de compromisso

Dr. Vanderlei Valentim Barbosa, assessor jurídico e integrantes do Sismmam

Telão do lado de fora do Centro Cultural