11/04/13 Qui 17h52
Dengue
Números classificam Mamborê em situação de epidemia
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Endemias, informou que o município de Mamborê está em situação de epidemia de dengue. Esta informação se deu com base nos dados epidemiológicos: 151 pacientes notificados com suspeita da doença. Destes, 49 casos estão confirmados e mais de 50 aguardam resultado.

O Setor de Endemias do município realizou, no final do mês de março, o 2º LIRAa - Levantamento Rápido de Índice para Aedes aepypti, resultando em um índice muito alto e preocupante, que é de 8,3% de infestação. A OMS - Organização Mundial de Saúde

 

preconiza índices abaixo 0,99%.  

"Neste momento crítico, devemos nos conscientizar e trabalhar no combate da dengue, lembrando da importância e necessidade de ações diárias", disse Sidneia Zancanaro, coordenadora do Setor de Endemias. Ela acrescentou que "sem a colaboração e a participação efetiva na limpeza, eliminação e retirada dos criadouros do mosquito da dengue, que hoje se concentram dentro dos quintais, torna-se impossível a diminuição do vetor e dos casos da doença na cidade".

Sintomas da dengue

O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquito.

Dengue clássica

-Febre alta com início súbito.
-Forte dor de cabeça.
-Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
-Perda do paladar e apetite.
-Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
-Náuseas e vômitos·
-Tonturas.
-Extremo cansaço.
-Moleza e dor no corpo.
-Muitas dores nos ossos e articulações.