28/06/13 Sex 9h53
Medicamentos
Município fez tudo certo, dizem ex-prefeitos
Há alguns dias o Jornal Tribuna do Interior de Campo Mourão publicou uma matéria com este título: "Mamborê terá de devolver R$ 122 mil para ministério". Trata-se de irregularidades em lotes de medicamentos constatadas pelo Ministério da Saúde. Até a possibilidade de que os medicamentos tenham sido roubados, foi cogitada. Na época, o prefeito era Henrique Sanches Salla. Na sequência, quando Ricardo Radomski assumiu, ainda existiam alguns medicamentos desse lote e houve a prestação de contas do convênio.

Na edição de ontem (27), houve a publicação de uma matéria no mesmo jornal, onde o ex-prefeito Henrique Sanches Salla explica que tudo foi feito dentro da legalidade. "Se era mercadoria roubada ou se existia irregularidade nos lotes não tínhamos como saber. A nossa parte como administrador foi feita corretamente”, disse Salla à reportagem da Tribuna.

O Conselho Municipal de Saúde de Mamborê realizou a reunião mensal na noite de quarta-feira (26). Um dos assuntos foi a questão da exigência de que os R$ 122 mil sejam repassados do Município ao Ministério da Saúde. A presidente do Conselho, Zélia Veiga de Souza Rodrigues, informou ao TR Notícias, na tarde de ontem, que não houve nenhum comunicado ao mesmo, mas que tomaram conhecimento do fato e buscaram explicações. Segundo a presidente, houve uma licitação em 2009 para aquisição de medicamentos para a Secretaria de Saúde de Mamborê. Apenas uma empresa compareceu e preencheu todos os requisitos. O prazo para entrega dos medicamentos foi cumprido. Todo o material recebido foi conferido e dado entrada. À medida que as pessoas precisavam do medicamento, este foi repassado e a saída do mesmo foi controlada minuciosamente.

"Ficamos aliviados e contentes após obtermos explicações de que o município fez tudo de maneira correta e que quem deve dar explicações é a empresa que forneceu os medicamentos", declarou Zélia Rodrigues.

O Município de Mamborê recorrerá e há um grande otimismo de que não será necessário fazer o repasse do valor, uma vez que tem toda a documentação da licitação, da entrada e da entrega dos medicamentos.

O ex-prefeito Ricardo Radomski disse que ficou surpreso com a matéria publicada pelo atual prefeito Nei Calori. "Muito bem falou o ex-prefeito Henrique, dizendo que tudo foi feito dentro da lei", concordou Radomski, dizendo que o contrato foi estendido durante sua administração também.

 


Nei Calori (MD)

 


Henrique Sanches Salla (PMDB)

 


Ricardo Radomski (PSD)

 

 

Ataques

Algumas alfinetadas aconteceram nas falas dos políticos. Ao Jornal Tribuna, seção Política e Ação, Henrique Sanches Salla disse que ficou surpreso com o atual prefeito (Nei Calori) colocando em dúvida a sua transparência enquanto administrador.

Já Ricardo Radomski não gostou de ler a fala do atual prefeito de que ainda está pagando dívidas do antecessor (ele, Radomski). "Na verdade, ficou dinheiro em caixa. O prefeito está faltando com a verdade!", declarou o ex-prefeito na noite de ontem (27).