01/08/13 Qui 10h46
Conferência da Saúde
Mais de 160 pessoas estão reunidas no Centro Cultural
"Fortalecimento da atenção primária já! Agora mais que nunca" é o tema da XI Conferência Municipal de Saúde, que teve início na manhã de hoje (1), no Centro Cultural de Mamborê. A conferência é presidida pela secretária municipal de Saúde, Paula Denise Rotta, e coordenada pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Zélia Rodrigues.

A mesa das autoridades foi composta pelo vice-prefeito, Celso Paulo Rotta; representante do Legislativo, Dorneles Adão Cavali; Paula Rotta (Secretaria de Saúde); Zélia Rodrigues (Conselho de Saúde); e Roberto Rosa Filho, representando a 11ª Regional de Saúde.

Paulo Rotta justificou a ausência do prefeito Nei Calori, que está em Curitiba. "Sabemos de todas as carências do setor público, na área da saúde, mas queremos fazer o melhor", disse a secretária municipal e Saúde, Paula Rotta.

Zélia Rodrigues declarou aberta a XI Conferência Municipal de Saúde. Ela lamentou a ausência de representantes de um grande número de entidades convidadas, mas agradeceu a valorizou a presença dos que atenderam ao convite. Houve a leitura e aprovação do regimento interno da conferência. As conferências municipais continuarão sendo realizadas a cada dois anos. Optou-se em não realizar a cada quatro anos, conforme passaram a ser a conferências estaduais. A presidente do Conselho de Saúde também comunicou que todos receberão certificado de participação.

Roberto Rosa Filho ministrou uma palestra, que teve como tema "Fortalecimento da atenção básica da Saúde".

Após o almoço, os participantes serão organizados em eixos para estudo e discussão. Um dos grupos (eixos) se deslocará à Câmara Municipal; outro, à sala de reuniões da prefeitura. Dois grupos permanecerão no Centro Cultural.

A partir das 16h acontecerá a eleição do novo Conselho Municipal de Saúde, para o período de dois anos. O encerramento está previsto para às 17h, desta quinta-feira (1).


Recepção


Autoridades


Dorneles A. Cavali (vereador), Paulo Rotta (vice-prefeito), Paula Rotta (secretária de Saúde), Zélia Rodrigues (presidente do Conselho de Saúde) e Roberto Rosa Filho (11ª Regional de Saúde)


Centro Cultural de Mamborê

Paulo Rotta

Paula Denise Rotta

Zélia Rodrigues

Roberto Rosa Filho