20/09/13 Sex 16h35
Lageado
Curso de manejo e ordenha é realizado em comunidade rural
A comunidade do Lageado, município de Mamborê, teve a oportunidade de participar de um curso ligado à atividade de vários moradores do local. Trabalhador na Bovinocultura de Leite - Manejo e Ordenha foi ministrado pelo médico veterinário Dr. Marcos César Pereira e teve a participação de 15 pessoas. A realização do curso foi resultado de uma parceria entre Senar-PR, Emater, Sindicato Rural e Prefeitura Municipal de Mamborê e aconteceu no período de 16 a 20 de setembro, totalizando 28h.

De acordo com o Dr. Marcos César Pereira, instrutor do Senar-PR, após as aulas teóricas e práticas, ele faz visitas às propriedades, acompanhando os participantes do curso na execução dos trabalhos.

"A gente traz experiências de produtores de outras regiões pra otimizar a produção", disse o instrutor, explicando que ele considera mais uma discussão entre produtores do que um curso, propriamente dito. "A gente traz ideias diferentes e aprende com que é feito aqui", concluiu o médico veterinário.

No primeiro dia do curso, o conteúdo gira em torno do manejo da bezerra. No segundo dia, do manejo da vaca. Depois, parte-se para os procedimentos para uma boa ordenha. Nos três primeiros dias, aconteceram aulas teóricas pela manhã e, práticas, à tarde. Nos dois últimos dias, o instrutor visitou as propriedades.


Áudio de uma entrevista com o Dr. Marcos César Pereira,
no dia 17 de setembro, no Jornal T News, na Rádio T - 107,5
A entrevista começa aos 11 minutos da gravação