22/10/13 Ter 13h38
Campo Mourão
Mutirão deverá produzir 15 mil fraldas

Reunir em torno de 1.000 voluntários e produzir 15 mil fraldas geriátricas descartáveis para repassar a entidades sociais não governamentais da cidade e as mais de 300 pessoas comprovadamente carentes cadastradas. Essas são as metas instituídas pela Casa das Fraldas de Campo Mourão para o mutirão agendado para o próximo dia 31, a partir das 19 horas, nas dependências do Celebra Eventos.

O projeto de responsabilidade social desenvolvido pela Associação Comercial e Industrial (Acicam) e a Faculdade Integrado realiza o mutirão todos os anos. Assegurar a disponibilidade de fraldas no período da virada do ano, quando tradicionalmente cai o comparecimento de voluntários para prestar serviço na Casa das Fraldas – embora a demanda continue inalterada – é o objetivo principal do mutirão. Todos os anos, o número de participantes no mutirão supera as expectativas e a produção sempre fica acima da projetada.

Para abrigar os 1.000 voluntários esperados, o mutirão deste ano acontecerá no Celebra Eventos, que cedeu o salão. Já está confirmada a participação dos integrantes dos comunidade. A produção é destinada Rotary Clubes, funcionários da Coamo

Agroindustrial Cooperativa e de acadêmicos da Faculdade Integrado. Mas a ação é aberta também a pessoas da comunidade.

Diferencial

Além de ser marcada pelo caráter inovador do projeto, a Casa das Fraldas – que no próximo mês completa cinco anos – também tem como diferencial a forma como beneficia à prioritariamente a entidades. Assim as fraldas chegam a idosos abrigado no asilo, enfermos hospitalizados na Santa Casa ou assistidos pela Casa de Apoio ao Doente de Câncer, deficientes da Apae e a clientela assistida por outras entidades, etc. A estratégia adotada redunda na multiplicação dos resultados junto à comunidade ao propiciar significativa economia a entidades, que acabam utilizando esses recursos para viabilizar a execução de ampliações e reformas, melhorias nos serviços e até a ampliação do público atendido.

Mas a ação também atende, diretamente, a mais de 300 pessoas comprovadamente carentes, devidamente cadastradas depois de triagem.

Outra característica importante é que a entidade não possui funcionários e a produção mensal de 13 mil fraldas, em média, é resultado exclusivamente do trabalho de voluntários (estudantes, grupos de amigos, movimento religiosos, etc.). A entidade funciona em um imóvel locado – atualmente pago pela Faculdade Integrado. Outros parceiros custeiam a energia elétrica, água, telefonia, matéria prima, etc. Periodicamente também são realizadas promoções para arrecadar recursos que são aplicados na compra de matéria prima.

A Casa das Fraldas tem o apoio de clubes de serviços, empresas, entidades classistas e até da Justiça Federal.