19/11/13 Ter 9h54
Legislativo
Vereadores reprovam assinatura de contrato com Sanepar
A reunião da Câmara de Vereadores de ontem (18) durou cerca de 3 horas e meia, terminando às 23h33 e contou com a presença dos 9 vereadores (foto). O projeto do Plano Municipal de Saneamento foi aprovado, com emenda, mas o projeto referente ao abastecimento de água e esgotamento sanitário do Município de Mamborê, que permite a Prefeitura assinar contrato com a Sanepar para os próximos 30 anos, com possibilidade de renovar para mais 30 anos, foi rejeitado por 8 votos a 0. O presidente da Câmara só vota em caso de empate. Os vereadores deixaram claro que não tem nada contra o serviço prestado pela empresa; apenas preferem que as coisas continuem como estão, ou seja, há um contrato entre Sanepar e Município para mais 21 anos.

Outro projeto polêmico que foi votado é o que oficializa as cores azul e branco para prédios públicos de Mamborê, que teve como autor o vereador Dirlei Martins Pereira e que  teve origem na iniciativa popular, incluindo um abaixo assinado com mais de 700 assinaturas. Este foi aprovado por unanimidade em primeira

votação. Hoje (19) acontecerá a segunda e definitava votação. Sendo aprovado, vai para o Executivo, onde o prefeito pode sancionar e vira lei; ou pode vetar, retornando para a Câmara.

Foi aprovado o Projeto de Resolução nº 6, concedendo licença para o prefeito Nei Calori se ausentar do país, para participar da Cúpula Mundial da Família, organizada pela ONU - Organização das Nações Unidas. O evento será em Berlin, na Alemanha, de 30 de novembro a 9 de dezembro. O prefeito de Mamborê foi convidado e não haverá custo para os cofres públicos. Durante a ausência, o Executivo estará sob o comando do vice-prefeito Paulo Rotta. Calori deixou claro que não utilizará diárias também, durante os dias que estará fora.

O Projeto de Resolução nº 7 desaprovou a prestação de contas do Executivo de 2008, conforme acórdão do Tribunal de Contas do Paraná. Nesse ano, Henrique Sanches Salla era o prefeito de Mamborê.