14/05/14 Qua 19h10
Luiziana
Município participa de campanha nacional contra violência
A Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social do município de Luiziana está desenvolvendo ações para a Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O trabalho começou na semana passada com palestras e oficinas no Projeto Luz. Nesta semana, houve passeata com a participação de todos os alunos das escolas municipais e estaduais. Houve também palestras para professores municipais e estaduais, bem como para mães e pais. O Projeto Arte e Vida de   Mamborê esteve presente, com a apresentação do Bate Lata. O encerramento será na sexta-feira (16), com o espetáculo "Lobo em Pele de Cordeiro" do Espaço Sou Arte de Campo Mourão.

As informações foram repassadas pela mamboreense Nadir Fantin, que presta assessoria na Secretaria de Assistência e Promoção Social de Luiziana.

Parte da equipe da Secretaria Municipal de Promoção e Ação Social de Luiziana
 
Integração do Projeto Luz e Projeto Arte e Vida
Projeto Luz de Luiziana
 
Projeto Luz e Espaço Sou Arte
 
Apresentações do Projeto Arte e Vida de Mamborê
 
Passeata pelas ruas de Luiziana
O Brasil tem um dia! - 18 de maio
O Comitê Nacional realiza e fortalece as ações de enfrentamento à problemática da violência sexual de crianças e adolescentes, por meio de campanhas nacionais e apoio às ações dos comitês estaduais/distrital e pontos focais pelo Brasil.

Dentre as suas metas, está a promoção do dia 18 de maio - Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes – como referência de mobilização de massa. Assim, realiza a Campanha anual “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”.

A campanha tem como símbolo uma flor, acompanhada da frase “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, lembrando do cuidado e da necessidade de defesa do direito de meninas e meninos crescerem de forma saudável e protegida.

O símbolo surgiu durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009. Porém, o que era para ser apenas uma campanha se tornou o símbolo da causa, a partir de 2010.

Na campanha, a sociedade, o governo e empresas envolvidas com o tema são convidados a tomar parte do problema e assumir a sua responsabilidade diante do abuso e da exploração sexual contra crianças e adolescentes.

A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina

  sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.

De autoria da então deputada Rita Camata (PMDB/ES) - presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional - o projeto foi sancionado em maio de 2000 como Lei 9.970: “Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil”.


Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

Fonte: www.comitenacional.org.br/o-que-e-18-maio-000.php