16/05/14 Sex 20h01
JEPs
Seis equipes de Mamborê participam de jogos em Barbosa Ferraz
Tem início hoje (16) e vai até o dia 22 de maio, os 61° JEPs - Jogos Escolares do Paraná - Fase regional, em Barbosa Ferraz. Um total de 37 estabelecimentos de ensino estão em Babosa Ferraz, representando os municípios de: Altamira do Paraná, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Iretama, Luiziana, Mamborê, Nova Cantu, Peabiru, Quinta do Sol, Roncador e Barbosa Ferraz.

Mamborê está presente com a ENSF - Escola Nossa Senhora de Fátima, Colégio Estadual

  João XXIII e Escola São Francisco de Assis (Apae). A ENSF enviou uma equipe de futsal masculino B (abaixo de 14 anos). O João XXIII enviou 5 equipes, todas na categoria A (acima de 14 anos): voleibol masculino e feminino; handebol masculino e feminino; e futsal masculino.

Hoje acontece a cerimônia de abertura às 19h30. Amanhã (17), iniciam as competições.

Tabela de todos os jogos

Jogos envolvendo equipes de Mamborê no sábado (17)

Futsal masc B - Escola Nossa Senhora de Fátima x Colégio Corumbataí do Sul - 8h15

Handebol fem A - Colégio João XXIII x Colégio Antonio T. de Oliveira de C. Mourão - 9h15

Voleibol fem A - Colégio João XXIII x Colégio Marechal C. Rondon de C. Mourão - 10h

Voleibol masc A - Colégio João XXIII x Colégio Altamira do Paraná - 14h

Futsal masc A - Colégio João XXIII x Colégio Antonio Vieira de Engenheiro Beltrão - 14h30

Handebol masc A - Colégio João XXIII x Colégio Luiza G. Villar de B. Ferraz - 18h50

 

Jogos Escolares do Paraná reúnem 25 mil atletas na fase regional

Começa nesta sexta-feira (16.05) em 16 cidades a fase regional dos Jogos Escolares do Paraná 2014. Com na primeira etapa que reuniu outros 16 Núcleos Regionais de Educação , a competição deve reunir aproximadamente 25 mil atletas nas disputas do atletismo, basquete, handebol, futsal, tênis de mesa e voleibol.

Os Jogos Escolares do Paraná recebeu o título de maior competição escolar da América Latina, e entre os Estados brasileiros o Paraná é o que mais investe neste tipo de competição. O evento é realizado em uma parceria das Secretarias da Educação e do Esporte e Turismo do Paraná e conta com a colaboração dos núcleos regionais de educação e dos escritórios regionais do esporte, além é claro, dos municípios que sediam os jogos.

Como tudo funciona

Existem duas faixas etárias que dividem os alunos, a primeira chamada categoria B, envolve alunos de 12 a 14 anos; a segunda, categoria A, de 15 a 17 anos. Ainda existe paralelamente as modalidades adaptadas, para alunos com necessidades especiais.

O início de toda competição é a detecção dos potenciais atletas dentre os alunos dos estabelecimentos de ensino.Cada professor de educação física prepara equipes ou atletas para determinada modalidade e se inscreve nas fases municipais. Essa fase é organizada pelo município e não conta com participação do Estado. Dentre as escolas inscritas, a melhor vai representar o município na fase seguinte.

A fase regional é a segunda etapa da competição. O Estado do Paraná é dividido em 32 núcleos regionais de educação, e cada núcleo com seus municípios organiza uma competição. Nesta fase as grandes rivalidades regionais entre equipes e municípios proporcionam confrontos emocionantes. Os campeões de cada modalidade passam para uma terceira fase, a macrorregional.

Na macro, o Estado do Paraná é dividido em oito, e cada sede organiza uma competição com os campeões de quatro núcleos regionais e mais o município sede. Ou seja, nesta fase, ainda são 40 equipes disputando vagas na próxima fase. Nesta fase acontece a primeira seleção do xadrez e vôlei de praia. Os dois melhores em cada naipe, categoria e modalidade garantem vaga na fase final.

O sonho de cada atleta é poder participar de uma fase final dos Jogos Escolares do Paraná, defender seu colégio, sua cidade, sua equipe. A fase final está dividida em duas datas, uma que vai congregar alunos da categoria B (12 a 14 anos) acontecerá entre os dias 20 e 28 de junho em Cianorte. Já a categoria A acontece de 25 de julho a 02 de agosto, com sede ainda a ser definida. Os campeões de cada uma das modalidades coletivas e os melhores das categorias individuais representam o Paraná nos Jogos Escolares da Juventude, evento realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro com 26 Estados e o Distrito Federal, na categoria B acontece em Londrina, na faixa de 15 a 17 anos em João Pessoa (PB).

Crescimento constante

Os Jogos Escolares do Paraná alcançaram nos últimos anos um estágio de produtividade jamais alcançado. Se a competição já serviu de modelo de organização para outros Estado e até para o Comitê Olímpico Brasileiro, os resultados do Paraná em competições escolares nacionais sempre ficava aquém dos investimentos. Porém, nos últimos três anos o Paraná passou de quinta maior força esportiva para a segunda colocação em número de medalhas nas Olimpíadas Escolares e posteriormente Jogos Escolares da Juventude.

Segundo o secretário do esporte e turismo do Paraná, Diego Gurgacz, os jogos escolares é a competição mais importante do contexto esportivo: "Sem os jogos escolares não teríamos atletas para disputar os jogos da juventude ou jogos abertos. Nos jogos escolares é que se formam os novos atletas, é a industria de talentos, é a primeira oportunidade do aluno mostrar seu potencial enquanto atleta. Nos jogos escolares é que surge o sonho de virar ídolo, onde o esporte é feito com dedicação, as vezes sem todas as condições necessárias, mas a vontade supera os obstáculos."

De acordo com a coordenadora dos JEPs na Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET), Márcia Tomadon, a evolução técnica foi notadamente crescendo com a implantação do TOP 2016: "Desde que o Estado implantou a bolsa atleta pelo Talento Olímpico do Paraná, os resultados paranaenses na competição nacional só vem crescendo ano a ano. É um incentivo de 150 reais que faz a diferença pra quem sonha competir em alto nível um dia."

 

Fruto de boas parcerias

Os Jogos Escolares do Paraná só acontecem pela sintonia de duas Secretarias de Estado. O investimento é da Secretaria da Educação, mas toda organização é por conta da Secretaria do Esporte e do Turismo. Na linha de frente estão os núcleos regionais de educação (NRE) e seus chefes e coordenadores de educação física, responsáveis por organizar as competições regionais, macrorregionais e dar suporte nas fases finais. Os chefes dos escritórios regionais do esporte também colaboram com a organização esportiva e a administração de pessoal.

Peça fundamental e imprescindível é a participação das prefeituras no contexto de investimento em transporte dos seus atletas até as cidades sedes. Ainda nesta grande parceria está o envolvimento dos secretários municipais e prefeitos para o sediamento de 42 fases em menos de cinco meses.

O desenvolvimento dos jogos também contam com a parceria das federações e entidades de administração esportiva no Estado do Paraná. Cedendo equipamentos em modalidades específicas e toda a arbitragem de todas as modalidades disputadas nos Jogos Escolares do Paraná.

Preparativos finais

Na última terça-feira (06.05) foram realizados os congressos técnicos nas 16 regionais desta primeira data reservada para as fases regionais. Este é o primeiro procedimento administrativo que define a quantidade de participantes, os locais de competição, a quantidade de arbitragem necessária para o desenvolvimento das modalidades, a definição dos refeitórios, dos alojamentos e toda logística organizada pelos municípios sedes.

Nesta sexta-feira (16.05) acontecem as cerimônias de abertura nas 16 cidades sedes, e o secretário do esporte e turismo do Paraná, Diego Gurgacz, participará da cerimônia em Céu Azul, cidade que vai sediar a competição do Núcleo Regional de Cascavel.

Veja os horários e os locais onde acontecerão as cerimônias de abertura.

Barbosa Ferraz - Ginásio de Esporte Arnaldo Coneglian às 19h30min

Céu Azul - Ginásio de Esportes Ivar Ranzi às 19h30min

Rondon - Ginásio de Esportes Tancredo Neves às 19h00min

Assaí - Ginásio de Esportes Yoshihiro Nonomura (Paulão) às 19h00min

Santa Izabel do Oeste - Ginásio Mun. de Esportes Santa Isabel às 19h00min

Juranda - Ginásio de Esportes 16 de Dezembro às 19h30min

Irati - Ginásio de Esportes Agostinho Zarpelon JR (Batatão) às 19h30min

São João do Ivaí - Ginásio de Esportes Orlando Queiroz às 19h00min

Jacarezinho - Ginásio de Esportes Cássio Arantes Pereira às 20h00min

Santa Isabel do Ivaí - Ginásio de Esportes Manoel Valadão às 19h00min

Ibiporã - Ginásio de Esportes. Pedro Dias (Munhecão) às 19h30min

Sarandi - Ginásio de Esportes Tancredo Neves às 20h00min

Paranaguá - Ginásio De Esportes Albertina Salmon às 16h30min

Palotina - Ginásio Municipal Ardomar Somensi às 19h30min

Arapoti - Ginásio Municipal Otacílio de Souza às 19h00min

Santa Terezinha do Itaipu - Ginasio de Esportes Natalino Spada às 19h30min

Fonte: www.jogosescolares.pr.gov.br