13/06/14 Sex 13h18
Sinalização
Novas placas colocadas na cidade confundem motoristas
Há algumas semanas, uma quantidade imensa de placas de sinalização de trânsito foram colocadas em Mamborê. A população questiona de quem é a responsabilidade. O vereador Juliano Sahaber Perez também encaminhou um requerimento à prefeitura com a mesma pergunta. Como o envio do requerimento foi recente, a resposta ainda não veio, estando dentro do prazo legal. Ao TR Notícias, chegou a informação de que é o Detran-PR quem realiza este trabalho, não havendo participação do Poder Público Municipal.

Um dos problemas é no cruzamento das avenidas Interventor Manoel Ribas com a Manoel Francisco da Silva. Naquele ponto, o motorista que está na Av. Interventor Manoel Ribas sempre teve a preferência. Agora, foram inseridas placas de "pare" em todos os sentidos. Isso já havia acontecido há alguns anos, quando a prefeitura resolveu o problema, simplesmente retirando as placas, mantendo a Av. Interventor Manoel Ribas como preferencial, como sempre foi.

Uma quantidade imensa de placas, indicando a velocidade máxima de 40km/h, foram colocadas na cidade. Somente na Av. Antonio Chiminácio, foram colocadas 22 placas com esta indicação. A população questiona se não seria mais importante investir o dinheiro gasto com estas placas, ou parte delas, com a sinalização de vias preferenciais em tantos cruzamentos onde não há. Principalmente nos novos conjuntos, a sinalização é deficitária ou inexistente. Outra questão levantada pelos mamboreenses é a poluição visual, o que pode tirar a atenção do motorista e ele não perceber a existência de uma placa que indique uma preferencial, por exemplo.

Um caso inexplicável é a existência de uma placa colocada na contramão, na Av. Antonio Chiminácio, próximo à Rua Piraí. Há também placas que solicitam cartões para estacionamento.
 
Placa na Av. Manoel Francisco da Silva


Placa na Av. Interventor Manoel Ribas


Placa na Av. Interventor Manoel Ribas


Inexistência de placa de preferencial na esquina da Av. Manoel Moreira Alves e Av. Augusto Mendes dos Santos
 
Inexistência de placa de preferencial na esquina da Av. Antonio Chiminácio e Rua João Seratiuk

Inexistência de placa indicando redutor de velocidade, próximo à rodoviária
 
Placa colocada na contramão, na Av. Antonio Chiminácio

Inexistência de placa (há apenas o mastro) na Av. Abel Desidério de Araújo, saída para Campo Mourão
 
Placa com solicitação de uso de cartão