16/06/14 Seg 23h48
Legislativo
Vereadores mantêm reprovação de contas de 2008
Os integrantes do Legislativo mamboreense se reuniram pela penúltima vez, em reunião extraordinária, antes do recesso da metade do ano. Amanhã será a última reunião, de acordo com o calendário, retornando no dia 4 de agosto. Entre as atividades de hoje (16), os vereadores votaram a prestação de contas do Executivo (ano de 2008) e votaram o veto do prefeito a um projeto do Legislativo.

Quanto às contas do Executivo do ano de 2008, quando Henrique Sanches Salla era prefeito, o Legislativo manteve a reprovação indicada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Amanhã terá uma nova votação.

Quanto ao veto do prefeito Nei Calori ao projeto nº 035/2014, de autoria do vereador Dirlei Martins Pereira, houve votação secreta, entre os vereadores, conforme determina o regimento interno. O projeto determinava que o nome do vereador, autor de qualquer projeto que tenha sido aprovado e sancionado, aparecesse no rodapé da nova lei. A justificativa do Executivo, para vetar o projeto, foi de que o mesmo era inconstitucional. Os vereadores mantiveram o veto por 6 votos a 2.

Deu entrada no Legislativo o projeto nº 063/2014, oriundo do Executivo, instituindo o programa Mulheres de Peito. Este beneficia mulheres com idade entre 35 e 49 anos com o exame de mamografia. Esta faixa etária deixou de ser atendida pelo SUS, há algum tempo, para o referido exame.

A vereadora Sandra Nascimento Agostinho apresentou requerimento questionando o Executivo quanto à grande quantidade de cães soltos na cidade; ela também quer saber se o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente recebeu convite para participar de uma reunião no dia 5 de junho, no Colégio João XXIII, sobre abandono escolar. Um terceiro requerimento da mesma vereadora solicita um relatório da Defesa Civil com o número de casas em situação de risco, o endereço e número de pessoas que moram nas mesmas.

A Festa da Leitoa Mateira também rendeu longa discussão e um requerimento questionando o valor arrecadado com patrocinadores, quantos convites foram doados, se houve dano ao estádio municipal e outras informações. Este requerimento, que é o de nº 080/2014, foi assinado pelos vereadores: Juliano Sehaber Perez, Dorneles Adão Cavali, Sandra Agostinho e Jairo Arruda.

 
Vereador votando - veto do Executivo


Apuração da votação

 

 

 

O vereador Juliano Sehaber Perez requereu ao presidente do Legislativo que envie ofício à Copel questionando o motivo das frequentes quedas de energia elétrica no conjunto Campo Belo e que providências estão sendo tomadas para resolver o problema. O mesmo vereador também quer saber quantas faixas de agradecimentos a deputados e outros foram confeccionadas desde janeiro de 2013 até a presente data. Ele também questiona quais critérios são usados para isso, uma vez que há deputados que trouxeram benefícios para Mamborê e não receberam nenhuma faixa de agradecimento.

O vereador Jairo Arruda solicitou, através de requerimento, o relatório com as atividades do servidor público Acir de Souza Quaresma, chefe da Divisão de Estrada, ao longo do ano de 2014.