07/07/14 Seg 13h06
Pronatec
Abertas pré-inscrições para 19 cursos gratuitos
A partir de hoje (7), estão abertas as pré-inscrições, na Agência do Trabalhador de Mamborê,  para 19 cursos profissionalizantes do Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. As vagas são limitadas, mas, por outro lado, há uma exigência mínima de alunos, para que os cursos sejam realizados.

O Pronatec, é um programa do Ministério da Educação. Para a realização dos cursos há também a participação do Ministério do Trabalho e do MDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. No município, a mobilização é da Prefeitura Municipal, através da Agência do Trabalhador. Os cursos serão ministrados pelo SENAC, SENAI E SENAT.

Além da gratuidade dos cursos, os participantes ainda receberão R$ 2,00 por hora/aula, o que dá uma média de R$ 160,00 por mês. As aulas serão no período da noite e terão duração de 140 a 200 horas/aula, com direito a certificado.

A lista de cursos foi solicitada após consulta à Acimam - Associação Comercial e Industrial de Mamborê e a algumas empresas de maior porte, no município. O objetivo desta consulta foi tentar oferecer cursos que realmente sejam úteis aos trabalhadores locais.
  Formação de motorista

O curso para motorista tem alguns itens a serem observados: a duração será de 400 horas/aula e terá a necessidade de 30 alunos, para que o curso aconteça. Uma carreta será deslocada para Mamborê, com simulador, para as aulas. Entre outras coisas, o curso oferecerá MOPP - Movimentação Operacional de Produtos Perigosos, Transporte de passageiros e Transporte de Cargas Indivisíveis, além de alteração de categoria na CNH - Carteira Nacional de Habilitação.

As aulas do curso de formação de motorista terão 8h diárias.

Pré-inscrição

Para fazer a pré-inscrição, os candidatos devem comparecer na Agência do Trabalhador de Mamborê, com fotocópias da Carteira de Trabalho, RG, CPF e do cartão de uma conta poupança, a qual será utilizada para receber o valor citado acima.
Lista de cursos

Fotógrafo (idade mínima: 16 anos)

Balconista de farmácia

Padeiro  (idade mínima: 16 anos)

Montador de móveis 

Contador de história 

Eletricista industrial

Encanador instalador predial (idade mínima: 16 anos)

Eletricista instalador predial de baixa tensão (idade mínima: 16 anos)

Soldador oxiacetilênico (idade mínima: 16 anos)

Mecânico de manutenção industrial

Vendedor (idade mínima: 16 anos)

Operador de pá carregadeira

Operador de empilhadeira

Arrumador e conferente de cargas

Vitrinista (idade mínima: 16 anos)

Operador de caixa (idade mínima: 16 anos)

Frentista

Cozinheiro