19/08/14 Ter 11h01
Legislativo
LOA 2015 está na Câmara Municipal de Mamborê
Os vereadores do Poder Legislativo de Mamborê realizaram reunião ordinária na noite de ontem (18), conforme calendário. Entre os assuntos em pauta, foram aprovados diversos projetos de lei de suplementação de verbas, atendendo solicitação do Executivo para que houvesse a discussão e aprovação em regime de urgência. Deu entrada no Legislativo, o Projeto de Lei n° 077/2014, sobre a LOA – Lei Orçamentária Anual, referente ao ano de 2015, estimando a receita e fixando a despesa em R$ 37.100.000,00. Os vereadores terão alguns meses para analisá-la, antes da votação.

Os nove vereadores presentes na reunião apresentaram e aprovaram 8 requerimentos e duas moções. Foram apresentadas também 9 indicações, que são sugestões dos vereadores (Poder Legislativo) ao prefeito (Poder Executivo).

Além de 4 projetos de supementação de verbas, foram votados e aprovados, em primeira votação, o Projeto de Lei n° 075/2014, concedendo aos profissionais do Magistério lotados em outras secretarias dentro da estrutura interna da Administração Pública Municipal, a possibilidade de receber os mesmos benefícios e gratificações dos demais servidores públicos do Município. Também foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei n° 076/2014, de autoria do vereador Jairo Arruda, autorizando a instalação de um busto de Willian Jefferson Baccon, na estrada do Conjunto Alto da Colina, sobre uma base de concreto. Além do busto, a autorização é para a colocação de uma placa com a história do Professor Willian, que foi vereador e vice-prefeito de Mamborê, bem como do histórico do referido conjunto habitacional. O projeto não prevê verba pública para a homenagem.

As professoras Eliete do Carmo Moysa Ferreira e Elizete de Fátima dos Santos estiveram no plenário da Câmara Municipal e foram citadas pelo vereador Gumercindo dos Santos, devido ao projeto por elas coordenado: "Campo e cidade semeiam progresso para colher no futuro". O projeto, realizado pela Escola Estadual Rui Barbosa, recebeu palavras de apoio e incentivo de vários vereadores, durante seus pronunciamentos.

Assuntos polêmicos

Vários vereadores, baseados em reclamações da população, teceram comentários contrários à altura dos novos quebra-molas em Mamborê, mas disseram ser favoráveis à implantação dos redutores de velocidade.

Quanto ao problema da grande quantidade de cães soltos nas ruas, alguns vereadores citaram alguns municípios vizinhos que resolveram, ou pelo menos amenizaram, o problema da alta população de cachorros soltos. Os legisladores municipais entrarão em contato com essas administrações para questionar que medidas foram tomadas.

 
Vereadores reunidos na segunda-feira (18)


Professoras Elizete de Fátima dos Santos e Eliete do Carmo Moysa Ferreira


Vereadores e coordenadoras do projeto "Campo e cidade semeiam progresso para colher no futuro"

 

 

 

 

Conteúdo

A lista com todos os requerimentos, indicações e moções, da reunião de 18/08/14,
está no site oficial da Câmara Municipal de Mamborê: www.cmmambore.pr.gov.br