18/10/14 Sáb 10h01
Unespar
Inscrições para vestibular vão até o dia 20 de outubro
As antigas Faculdades Estaduais do Paraná foram transformadas na UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná, a mais nova instituição pública e gratuita do Estado. Esta instituição está com inscrições abertas para o Vestibular Unespar 2015. Unificado pela primeira vez, O processo seletivo oferece aos candidatos a oportunidade de concorrer a vagas em 67 cursos de graduação nos sete campi que formam a instituição: Campo Mourão (antiga FECILCAM), Apucarana (FECEA), Paranavaí (FAFIPA), Paranaguá (FAFIPAR), Curitiba I (EMBAP), Curitiba II (FAP) e União da Vitória (FAFIUV). O prazo para os interessados se inscreverem termina no dia 20 de outubro.

Para participar do Vestibular Unespar 2015 é preciso acessar este site e fazer a inscrição. É necessário baixar e ler o manual do candidato antes de preencher os dados necessários. Concluído o processo, o sistema online emitirá um boleto para o pagamento da inscrição. O custo é de R$ 80,00.

A seleção dos acadêmicos terá duas novidades importantes a partir desta edição. Graças à unificação, a mesma prova será aplicada em todos os campi. Significa que um candidato de Campo Mourão, por exemplo, que queria entrar

  em um curso oferecido em outro campus da Unespar poderá fazer a prova aqui mesmo. E assim sucessivamente.

Outra diferença em relação aos anos anteriores é que serão duas formas de classificação: 50% dos concorrentes serão aprovados pela nota do vestibular e o restante a partir da pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim que o Ministério da Educação (MEC) lançar o edital do Sistema de Seleção Unifica (Sisu), será possível conhecer os critérios para o uso do Enem.

Seleção

As provas serão aplicadas nos dias 23 e 24 de novembro. Os candidatos que optarem por cursos que requerem provas de habilidades específicas deverão ficar atentos: para a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), de Curitiba, serão nos dias 12, 13 e 14 de novembro; para a Faculdade de Artes do Paraná (FAP), nos dias 17, 18 e 19 de dezembro.

Informações obtidas através do pró- reitor de ensino de graduação prof. Dr. Mário Cândido de Athayde Júnior.