17/11/14 Seg 23h50
Reunião do Legislativo
Vereadores aprovam orçamento 2015 cobrando mais responsabilidade nos gastos
Os nove vereadores aprovaram por unanimidade o orçamento do Município de Mamborê para 2015. O valor é de R$ 37.100.000,00. Dorneles Adão Cavali fez alguns comentários sobre a LOA - Lei Orçamentária Anual, uma vez que ele é o relator do projeto.

Alguns vereadores comentaram a questão do gerenciamento do Município; o fato de Mamborê estar com pouco dinheiro nos cofres públicos neste final de ano. O vereador Juliano Sehaber Perez citou o ônibus da Saúde que deixou de circular nesta segunda-feira (17), para Campo Mourão, por dificuldade financeira; Dorneles Adão Cavali citou a necessidade de cancelamento de um campeonato de futebol suíço, recentemente, pela falta de pagamento à arbitragem, por trabalho prestado anteriormente. Gumercindo dos Santos classificou como um "pecado" cometido pela administração pública municipal, não tendo um bom gerenciamento. "O prefeito não pode pecar (novamente)", concluiu o vereador, referindo-se ao orçamento para o ano de 2015, votado na noite de segunda-feira (17). "Não se soube dosar bem nos primeiros meses do ano", lamentou Silvio Silveira, referindo-se ao gasto muito alto da máquina pública no início de 2014 e disse que é algo que pode ser consertado nos próximos anos.

  Viagem do prefeito à China

O prefeito Nei Calori recebeu convite para participar da "Cúpula Mundial da Família +10", em Zhuhai, China. O evento é promovido pela Organização Mundial da Família e acontecerá no período de 27 de novembro a 10 de dezembro de 2014. Os custos da viagem serão pagos pelos organizadores do evento. Para se ausentar do país, o prefeito precisa de uma autorização da Câmara Municipal.

A vereadora Sandra Agostinho classificou como "vergonhoso" o fato da viagem do prefeito para o exterior, mesmo que não vai onerar os cofres públicos. "Diante do momento que estamos enfrentando, eu não acho justo deixar esta responsabilidade ao vice. Mamborê elegeu prefeito para estar aqui também em momento de dificuldades", concluiu a vereadora, posicionando-se contra ao projeto.
"Eu vejo que o momento para o prefeito fazer um pedido de licença para nós, não é um bom momento", disse Jairo. O Projeto de Resolução nº 004/2014 foi aprovado, em primeira votação, por 6 votos a 2. Os dois votos contrários foram dos vereadores Jairo e Sandra.

Outros projetos discutidos a votados na reunião de segunda-feira (17) podem ser vistos no site da Câmara Municipal.