22/11/14 Sáb 14h21
Ucranianos
Madre geral das Servas de Maria Imaculada estará em Mamborê
A canadense Ir. Theresa Slota, madre geral da Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada, estará em Mamborê nos dias 26 e 27 de novembro. Trata-se da chamada Visita Canônica a qual deve acontecer uma vez a cada 6 anos. Dentro da gestão de cada madre geral, que tem a duração de 6 anos, ela deve visitar todas as localidades, no mundo, onde a congregação está presente. Durante as visitas, entre outras coisas, a madre deve conversar com todas as irmãs, individualmente.

A Ir. Theresa Slota foi escolhida Madre Geral durante o Capítulo Geral que aconteceu de 4 a 24 de julho de 2011, em Roma, onde fica a sede da congregação. A 1ª conselheira e vice Madre é a Ir. Marta Kozak da Ucrânia. A 2ª conselheira é a Ir. Eufrosenia Lucavei do Brasil.

Biografia da Madre

Theresa Slota nasceu no dia 15 de março de 1948, em Toronto, Canadá, onde ela passou a sua infância. Ingressou na Congregação das das Irmãs Servas de Maria Imaculada no dia 28 de novembro de 1966. Sua formação é Psicologia e Língua Inglesa, pela Universidade de Toronto. A religiosa fala fluentemente inglês, ucraniano, italiano e compreende russo e polonês.

Fonte - biografia: ukrarcheparchy.us

Mamborê

A congregação fundada em 1892, no oeste da Ucrânia, está presente em Mamborê desde o dia 19 de outubro de 1964, quando as religiosas Ir. Metódia Boguch e a Ir. Demétria Fiel passaram a residir no município de Mamborê.

Atualmente, quatro religiosas (fotos abaixo) residem em Mamborê. Além do trabalho na comunidade de origem ucraniana - capela Santa Ana - as irmãs dirigem a Escola Nossa Senhora de Fátima, que oferece educação para crianças a partir de 2 anos de idade, incompletos, até o nono ano do Ensino Fundamental.

 

Ir. Theresa Slota


Presidente da Câmara Maurício J. Massano e prefeito Nei Calori, em visita à Ir. Demétria, em Prudentópolis, em julho de 2014


Ir. Regiane Romanichen

Ir. Ana Regina Praisner

Ir. Isidora Leuch

Ir. Dominica Starepravo