31/07/15 Sex 14h55
Campo Mourão
Final da Copa Coamo será neste sábado
Depois de sete regionais e cerca de 500 equipes inscritas, chegou a hora de decidir o campeão da Copa Coamo Futebol Suíço de Cooperados 2015. A final será neste sábado, 1º de agosto, em Campo Mourão. O evento reunirá os 33 campeões do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso Sul.

A solenidade de abertura está marcada para às 08h20 no ginásio da Arcam, saída para Cascavel. A cerimônia contará com desfile das delegações, ascendimento da pira, juramento do atleta, além de apresentações culturais.  

Neste ano, as regionais da Copa Coamo começaram no dia 25 de abril e terminaram no dia 04 de julho. Foram cerca de 500 equipes e mais de 7,5 mil atletas e dirigentes e um público de mais de 20 mil pessoas.  O presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, observa que, mais uma vez, a Copa Coamo está transcorrendo como o esperado. “Os cooperados são verdadeiros campeões e esperam com expectativa a cada dois anos para participar deste importante projeto de esporte e lazer. É um evento que integra e fortalece a amizade e a união da família Coamo”, comemora Gallassini.

Marcelo Sumiya, presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), destaca a tranquilidade e o elevado nível de integração e companheirismo na Copa Coamo. “Os cooperados têm entendido o espírito do evento dentro e fora de campo mostrando que o mais importante é a participação e a confraternização”, comenta.

A disciplina é outro aspecto positivo a ser destacado em todas as regionais. “Todos estão de parabéns. A Copa Coamo atingiu o objetivo reunindo cooperados, familiares, funcionários e comunidade em geral”, afirma o coordenador geral da Copa Coamo, Paulo Gilmar Fuzeto. Ele reforça os preparativos para a final. “Queremos agradecer a todos os cooperados que participaram da Copa e a toda equipe de voluntários. São cerca de 2,5 mil funcionários envolvidos diretamente para que o evento seja realizado”, diz. 

A exemplo dos anos anteriores, a atração especial da Copa Coamo tem previsão de entrada na quadra às 08h40 e está sendo mantida em sigilo. "O que a coordenação pode adiantar é que tudo está sendo preparado com muito esmero e carinho, acreditamos que o grande público irá gostar muito do espetáculo que foi idealizado, desde a motivação do tema com a apresentação da pira e da atração", informa Auri Salvador, coordenador do Cerimonial da Copa Coamo 2015.

Os 22 anos da Copa Coamo 

A Copa Coamo é um projeto de lazer, esporte e integração, criada em 1993 e se consolida como o maior evento esportivo rural do Brasil. A Copa Coamo é uma grande festa do cooperativismo e da família Coamo. É um evento que integra e fortalece os laços de amizade e orgulho da família cooperativista nos campos do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Os números da Copa Coamo consolidam a alegria, o espírito esportivo, o orgulho e o entusiasmo da família Coamo, que valoriza este grande projeto de esporte e lazer, preparado e organizado com muito empenho, amor e dedicação pelos funcionários voluntários em prol do lazer, entretenimento e satisfação da família cooperada. 

Como começou a Copa Coamo! 

Tudo começou em 1992 quando uma equipe encabeçada pelo coordenador geral da Copa Coamo, Paulo Gilmar Fuzeto, foi incumbida de criar um projeto de lazer para os cooperados. Ele conta que um torneio de futebol suíço entre o associados agradaria a todos e que a competição foi moldada seguindo o exemplo dos jogos realizados entre funcionários (JIU). O formato é o mesmo seguido até hoje. “Na primeira Copa Coamo projetamos em torno de 200 times, o que já era um projeto bastante arrojado se comparado aos torneios de outras cooperativas na época. Para nossa surpresa se inscreveram 389 equipes. Foi um sucesso total e os cooperados gostaram da ideia, assim como os funcionários e diretoria da Coamo que, desde então, não medem esforços para a realização do evento”, diz Fuzeto.

De acordo com o coordenador, nos três primeiros anos, 1993, 1994 e 1995, a Copa Coamo foi realizada anualmente, sendo que em 1995 houve recorde de inscrição com 541 times. “Como todos os eventos que fazemos há uma grande cobrança de nós mesmo para que seja cada vez melhor, acabou ficando complicado a realização todos os anos, já que também temos os jogos dos funcionários. Diante disso, ficou decidido que a Copa Coamo seria realizada a cada dois anos, em anos ímpares para não coincidir com a Copa do Mundo e nem com os Jogos Olímpicos.” 

Conforme o coordenador, a Copa Coamo tem cumprido o objetivo e a cada nova edição há uma evolução na parte de organização e técnica das equipes. “Disciplina é um ponto forte da Copa Coamo. Os cooperados e dirigentes participam com o objetivo de integração do quadro social e da família com funcionários e diretoria da Coamo. Os cooperados se divertem, sempre respeitando os regulamentos e os adversários. É uma disputa sadia”, frisa Fuzeto. 

Show do voluntariado 

A organização da Copa Coamo conta com a dedicação de funcionários que realizam um importante trabalho voluntariamente. Sem o empenho dessas pessoas, o sucesso do evento não seria o mesmo. Ao todo foram mais de três mil funcionários que diretamente não mediram esforços para que o evento fosse realizado. A ação voluntária, segundo o coordenador geral da Copa Coamo, Paulo Gilmar Fuzetto é o que faz a diferença e garante o sucesso da Copa Coamo. “O voluntariado é um diferencial da Coamo em todos os eventos. Esse comprometimento faz a diferença e é geral, pois todos se envolvem e isso vem desde a diretoria até os colaboradores, familiares e cooperados”, destaca. 

CAMPEÕES DE CADA EDIÇÃO NOS 22 ANOS DA COPA COAMO 

Ano       Campeão                                          

1993      Sambatti (Campo Mourão)

1994      Grêmio Caçador (Cel. Vivida)

1995      Flamengo (Manoel Ribas)

1997      Rio do Meio (Pitanga)

1999      Bela Vista (C. Mourão)

2001      Fantin (Mamborê)

2003      Fantin (Mamborê)

2005      Boa Esperança (Toledo)

2007      Xiqueirinho (Araruna)

2009      Joia do Oeste (Nova Santa Rosa)

2011      Amigos do Darce (Cândido de Abreu)

2013      UTI (Pitanga)  

NÚMEROS DA COPA COAMO

COMEÇOU EM 1993

Mais DE 7,5 MIL ATLETAS

500 TIMES DO PR, SC E MS

666 JOGOS REALIZADOS EM 33 LOCAIS (ETAPAS REGIONAIS)

1.688 GOLS QUE DÁ MÉDIA DE 2,5 GOL POR JOGO

ELEVADO NÍVEL DE DISCIPLINA: POUCO MAISDE 300 CARTÕES AMARELOS, AZUIS E ALGUNS VERMELHGOS.

COMEÇOU ESTE ANO EM 25 DE ABRIL E ENCERROU REGIONAIS EM 4 DE JULHO.

NA FINAL SERÃO 33 TIMES – CAMPEÕES REGIONAIS

CARNE NAS REGIONAIS

MAIS DE 30 MIL KG DE COSTELA

FASE FINAL

MAIS DE 3 MIL KG DE COSTELA  

 

GRUPOS DA FASE FINAL DA COPA COAMO 2015

Com a participação de dirigentes das equipes finalistas, aconteceu na tarde de 13 de julho, em Campo Mourão, o congresso técnico da Copa Coamo de Cooperados – Futebol Suíço 2015. Foram conhecidos os 11 grupos da primeira fase da final que terá um total de 40 jogos e o tempo de 15x15 nos cinco campos da Arcam.

Na primeira fase, as equipes jogarão dentro de cada grupo, classificando somente o primeiro colocado à segunda fase do evento. A festa de abertura será no ginásio de esportes da Arcam, a partir das 8h15, do dia 1º de agosto, com várias atrações, mantidas em sigilo pela coordenação geral. “Parabenizamos todos os 33 campeões, vitoriosos em suas regionais e os aguardamos no dia 1º de agosto para celebrarmos esta grande festa do cooperativismo promovida pela Copa Coamo, que é um grande e importante projeto de lazer idealizado pela diretoria em 1993. Ao longo dos 22 anos a Copa Coamo vem sendo um evento de grande sucesso”, afirma José Varago, superintendente Técnico da Coamo, representante da diretoria da Coamo no congresso técnico realizado na administração central em Campo Mourão. 

 
Edições anteriores


Edições anteriores da Copa Coamo

 

 

CONFIRA OS GRUPOS DA 1ª FASE

 CHAVE - A   

COMUNIDADE BOA ESPERANÇA - CORUMBATAI DO SUL

VISTA ALEGRE - GOIOXIM

SÃO CRISTOVÃO - BOA VENTURA

 

CHAVE - B   

E.C. AMIGOS DA COSTELA - SÃO JOÃO DO IVAI

SÃO ROQUE - JURANDA

OS CAIPIRAS - ARAL MOREIRA

 

CHAVE - C   

BELA MANHÃ - PALMITAL

PALMITAL 43 A - RONCADOR

CUSTÓDIÃO - PEABIRU

 

CHAVE - D   

RIO DO MEIO - PITANGA

LINHA LAGEADO - VILA NOVA

VILA NOVA - A - MANOEL RIBAS

 

CHAVE - E   

NOVA ÁRVOREZINHA - SÃO DOMINGOS

SAMBATTI - A - CAMPO MOURÃO

ARAUCÁRIA - A -  MANGUEIRINHA

 

CHAVE - F   

G.O. DEZ - TOLEDO

LAGUNA - LAGUNA CARAPÃ

TRÊS LINHAS - ABELARDO LUZ

 

CHAVE - G   

LAGEADINHO DE PALMITOLÂNDIA - TUPÃSSI

HONÓRIO SERPA I - HONÓRIO SERPA

LAGOINHA - IRETAMA

 

CHAVE - H   

PLACA AMÉRICA - MAMBORÊ

RIO NOVO - A - CANDÓI

AMIGOS DO DARCE - CÂNDIDO DE ABREU

 

CHAVE - I    

TRÊS ESTRELAS - FÊNIX

GARRINCHA - ALTAMIRA PR

VIRA COPOS - BOA ESPERANÇA

 

CHAVE - J   

JAMAICA- MOREIRA SALES

SITIO RIO CLARO - ARARUNA

ÁGUA PALMITAL  -  ENGENHEIRO BELTRÃO

 

CHAVE - K   

VERA CRUZ DO OESTE - I - SÃO PEDRO IGUAÇU

BAIXADA SANTISTA "A" - IVAIPORÃ

CLUBE ATLÉTICO BORRAZÓPOLIS - FAXINAL

      

PROGRAMAÇÃO DOS PRIMEIROS JOGOS DA 1ª FASE          

10:30 VISTA ALEGRE/GOIOXIM     X  SÃO CRISTOVÃO/BOA VENTURA

10:30 PALMITAL 43 A/RONCADOR  X     CUSTÓDIÃO/PEABIRU

10:30 SAMBATTI/CAMPO MOURÃO X       ARAUCÁRIA/ MANGUEIRINHA

10:30 HONÓRIO SERPA I/HONÓRIO SERPA     X       LAGOINHA/IRETAMA

10:30 GARRINCHA/ALTAMIRA PR   X       VIRA COPOS/BOA ESPERANÇA

11:20 LINHA LAGEADO/VILA NOVA         X      VILA NOVA/ MANOEL RIBAS

11:20 LAGUNA/LAGUNA CARAPà  X TRÊS LINHAS/ABELARDO LUZ

11:20 RIO NOVO/CANDÓI      X       AMIGOS DO DARCE/CÂNDIDO DE ABREU

11:20 SÍTIO RIO CLARO/ARARUNAX ÁGUA PALMITAL/ENGENHEIRO BELTRÃO  

11:20 BAIXADA SANTISTA/IVAIPORÃ XATLÉTICO BORRAZÓPOLIS/CRUZMALTINA 

Antonio Marcio dos Santos
Assessoria de Imprensa Coamo