09/09/15 Qua 16h52
Brasília
Deputado Diego Garcia fala sobre sua atuação no Congresso
O deputado federal Diego Garcia (PHS) falou ao TR Notícias na manhã de hoje (9), via telefone, desde seu gabinete, em Brasília, DF. Inicialmente ele citou das principais bandeiras que defende na Câmara dos Deputados e como estão caminhando os trabalhos. Destacou a presença de Reinaldo Batista, em Brasília, durante estes dias, e deixou uma mensagem à população mamboreense por ocasião do aniversário do Município, nesta quinta-feira (10). 

Como chegou a Brasília 

O deputado Diego Garcia disse que sua eleição foi o fruto de um grande trabalho do Ministério de Fé e Política do Regional Sul II, que compreende o Estado do Paraná. O referido Ministério, coordenado pelo mamboreense Reinaldo Batista, é um braço da Renovação Carismática Católica - RCC. O deputado lembrou que o mesmo trabalho, nas eleições de 2014, resultaram na eleição de Evandro Araújo (PSC), para a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná - Alep.  

Diego Garcia recebeu 61.063 votos em 373 municípios do Paraná. Importante lembrar que o Estado é formado por 399 municípios. Em Mamborê, o deputado federal recebeu 483 votos. 

Prioridades e trabalho 

O deputado disse que estabeleceu como prioridades em seu trabalho, a criança e o adolescente, a defesa da família, da vida e das pessoas com deficiências. Falou da ênfase no trabalho relacionado às doenças raras. Cerca de 13 milhões de brasileiros possuem algum tipo de doença rara sendo, parte delas, ainda desconhecidas. Há casos em que um médico diagnostica o paciente com uma determinada doença, mas não sabe para onde encaminhá-lo, por se tratar de uma doença rara.  

"Muitas vezes o doente não tem mais cura, mas pode-se, pelo menos, amenizar o seu sofrimento e dos familiares", disse o parlamentar, informando que várias pessoas já entraram em contato com o seu gabinete, após ter iniciado este trabalho e a divulgação do mesmo. Diego citou a Associação Maria Vitória - Amavi de Brasília, a qual recebe o apoio de alguns deputados federais, incluindo Diego Garcia, e do senador Romário. Garcia objetiva a criação da Frente Parlamentar de Doenças Raras.  

No Paraná, o deputado disse ter acompanhado o trabalhos de 5 grandes comunidades terapêuticas. "Faltam políticas de prevenção às drogas nos Governos de todas as esferas", lamentou Diego. 

Diego lembrou da importância de uma atuação nas grandes decisões, pois estas sim podem influenciar na vida das pessoas, não somente do Estado, mas de todo o país. O deputado se referia a trabalhos como da Comissão Especial do Estatuto da Família, da qual ele foi relator, e que cria políticas públicas de proteção à família.

Mamborê 

Quanto ao Município de Mamborê o deputado federal disse que conta com a vereadora Sandra Nascimento Agostinho e com Reinaldo Batista, para trabalhos conjuntos. Diego Garcia informou que destinou uma emenda parlamentar de R$ 260 mil, recentemente, para a área da Saúde do Município de Mamborê, mas não está muito confiante de que a vinda da verba se concretizará, uma vez que são constantes as informações de cortes nos pagamentos das emendas, por parte do Governo Federal. "Os deputados destinam as emendas, mas quem paga é o Executivo", explicou Diego. 

Aniversário de Mamborê 

"Tenho um grande carinho pelo povo de Mamborê; tenho vários amigos, alguns de antes ainda de ser deputado", disse Diego Garcia, parabenizando a população pelo 55º aniversário, comemorado nesta quinta-feira (10). Ele expressou sua gratidão pelos quase 500 votos recebidos no município e disse esperar estar atendendo às expectativas dos eleitores, com o seu trabalho em Brasília. "Que Mamborê se torne uma referência para a região o Estado", desejou Diego Garcia, deputado federal. 

 
Deputado Diego Garcia e Reinaldo Batista


Grupo de Oração da Câmara


Deputado Diego enquanto repassava informações ao TR Notícias
Foto: Reinaldo Batista

 

 

 

 

 

 

Presença de Reinaldo Batista na capital 

O mamboreense Reinaldo Batista está em Brasília desde o dia 1º de setembro e ficará até amanhã (10). Ele é vice-presidente do Conselho de Mandato do deputado federal Diego Garcia. Trata-se da sequência de um trabalho iniciado durante a campanha, no Ministério de Fé e Política da RCC. Na capital, Reinaldo está acompanhando o dia a dia do deputado. O Conselho, que é formado por 10 pessoas, propõe, informa, corrige, direciona as ações, é um conselho consultivo e propositivo.

"Nestes dias, acompanhei a agenda do deputado, conhecendo o dia dia dele, as comissões, as votações em plenário, as participações em audiência pública, visitas em Ministérios, visita no Supremo Tribunal Federal - STF, ou seja venho para saber o que está fazendo, os projetos, sua atuação aqui", disse Reinaldo Batista. Ele disse que tudo o que está vendo, repassará ao Conselho de Mandato e, durante estes dias, também está cobrando do deputado uma atuação em favor de Mamborê, uma vez que fez uma boa votação no município. Reinaldo fez questão de informar que as despesas da viagem e estadia estão sendo bancadas por ele mesmo (Reinaldo).