12/09/15 Sáb 9h39
História
Morador de "Mamburê", na década de 1950, mora no MS

Valdivino Pereira Ramos (Vardinho) tem 88 anos de idade e mora, atualmente, em Campo Grande, MS. Ele nasceu em Irati, PR, e transferiu residência para Mamburê, onde residiu entre os anos de 1942 e 1953. Após este período, morou em Campina da Lagoa, Rondônia e, atualmente, reside em Campo Grande, MS.

As informações sobre o Valdivino foram repassadas ao TR Notícias pela Ir. Luzia Cândido dos Santos, que é mamboreense e trabalha em Porto Velho, RO. Ela conheceu a família de Valdivino pois um filho seu, amigo da religiosa de trabalho na Pastoral Carcerária,

  faleceu após um acidente de motocicleta. A Ir. Luzia obteve diversas informações sobre o Valdevino. "Ele tem uma memória invejável", disse a religiosa, informando que ele lembra de vários nomes de pessoas, como de Nelson Chiminácio e João Szesz, que não tinham sido prefeitos de Mamborê ainda, na época. Valdivino vendia porcos para João Szesz. Inicialmente ele morou na região do Sununu, onde tinha um pequeno comércio, e, em seguida, na Vila Mamburê. Na conversa com a Ir. Luzia ele lembrou também do Augusto Mendes dos Santos, Beno Farias, família Rocha e outros.


Ir. Luzia


Nora Marta Ramos, Valdivino, Ir. Luzia e neto