03/10/15 Sáb 21h50
Guarani
Plantio de batata gera emprego e renda em Mamborê
As terras do município de Mamborê têm sido procuradas para o cultivo da batata. Em setembro aconteceu a colheita de uma área de quase 14 alqueires, na região do Guarani.

Como funciona o sistema

Um agricultor de Irati arrendou o terreno por cerca de aproximadamente 3 meses, no inverno. Nesse período, acontece o cultivo da batata, deixando a terra livre para a lavoura de verão (soja ou milho). De acordo com Valdenir Fragoso de Carvalho, que reside na região do Guarani e é o responsável pela terra em questão, a quantidade de calcário e adubo colocada no solo pela equipe do cultivo da batata é bastante grande. Ele acredita que o sistema pode ser vantajoso para a cultura do verão. Vantajosa, sem dúvida, é a renda do arrendamento: o valor correspondente a 60 sacas de soja, por alqueire, para a utilização da terra apenas no período do inverno.

Para o próximo ano, o mesmo agricultor da Irati pretende arrendar cerca de 50 alqueires na região, de acordo com Carvalho. Uma das exigências é que o terreno tenha rios ou riachos com boa quantidade de água, para irrigação, caso seja necessário. Na plantação deste ano, na área em Mamborê, não foi necessário irrigar, pois a chuva veio na hora certa.

Boa parte do trabalho é mecanizado. É necessário o trabalho manual apenas na colheita, conforme pode ser visto no vídeo abaixo. Para a colheita da área de quase 14 alqueires, houve trabalho para cerca de 65 pessoas durante 9 dias.

 

   
Fotos: Maurício Jotta Massano

Vídeo da colheita da batata