29/10/15 Qui 12h15
Mamborê
LIRAa indica "alto risco" para epidemia de doenças
A Secretaria Municipal de Saúde/Setor Endemias realizou o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti - LIRAa, no período de 26 a 28 de outubro, em Mamborê. O índice obtido foi de 6,7% de infestação com Aedes aegypti, que é mosquito transmissor das doenças: dengue, chikungunya e zika vírus. Este percentual classifica o município como em "alto risco" para uma epidemia de qualquer das doenças citadas. O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde classificam como satisfatório o percentual menor de 0,99%.

O LIRAa também indicou os principais locais onde há maior concentração de mosquitos: recipientes com água parada. Estes pertencem ao Grupo D2: Passíveis de remoção/proteção que são os lixos e entulhos (recipientes plásticos, garrafas, baldes, latas, brinquedos, sucatas em pátios e ferros-velhos, entulhos de construção, pneus, etc.).

  O Setor de Endemias lembra que são necessárias "medidas simples e a conscientização da população com relação aos cuidados necessários, em intensificar os cuidados nas casas, mantendo seus quintais limpos", que farão a diferença no combate aos focos do mosquito. Outras medidas importantes para evitar a proliferação do mosquito é manter os terrenos baldios limpos, sem lixos e entulhos, descartando os lixos devidamente; manter caixas d’água, cisternas, baldes e tambores de armazenamento de água vedados; manter as piscinas tratadas, as calhas limpas, floreiras/vasos sem pratinhos, etc.

"Combater a dengue é um dever dos órgãos públicos e de toda população. A dengue é uma doença grave que vem causando muitas mortes", alerta o Sidneia Veronica Zancanaro, coordenadora municipal de Endemias.