Notícias Mamborê
   
06/11/15 Sex 10h55
Legislativo
Escola Nossa Senhora de Fátima recebe Comenda
A Câmara Municipal de Mamborê realizou a entrega da comenda Mérito e Gratidão de Mamborê à Escola Nossa Senhora de Fátima - ENSF, pela comemoração dos 50 anos de atividades em Mamborê. A solenidade foi na noite de ontem (5), no plenário da Câmara Municipal, e contou com a presença do presidente da Câmara Dirlei Martins Pereira, do prefeito Claudinei Calori de Souza, da diretora da ENSF, Ir. Regiane Romanichen. Dos nove vereadores, apenas João do Prado não compareceu, justificando sua ausência. Também estiveram no local o vice-prefeito Paulo Rotta, a secretária de Assistência Social Vania Maria R. de Souza, as religiosas Ir. Ana Regina Praisner e a Ir. Dominica Starepravo, ambas da comunidade ucraniana de Mamborê, bem como professoras da ENSF e a presidente do Sismmam, Marilda Aparecida da Silva.

A honraria é resultado de um Projeto de Resolução de autoria dos vereadores Dorneles Adão Cavali e Juliano Sehaber Perez, com aprovação por unanimidade pelo Legislativo Municipal.

"Queremos que a Ir. Regiane transmita às superioras na hierarquia os agradecimentos de Mamborê pela existência da escola ao longo destes 50 anos", disse Dorneles Adão Cavali.

"O momento é de reconhecer e agrader", disse o vereador Juliano S. Perez, lembrando que na sua família, 3 gerações estudaram e estudam na ENSF.

O prefeito Nel Calori lembrou da visita que fez à Ir. Demétria Fiel, juntamente com o então presidente da Câmara Municipal, Mauricio Jotta Massano, em julho de 2014, em Prudentópolis. Calori agradeceu a contribuição da escola e da congregação das religiosas ao longo destes anos para com o município, de maneira especial, na area da educação.

"As sementes são lançadas, germinam e produzem frutos", afirmou a Ir. Regiane Romanichen, dizendo que "com coragem e luta as corajosas irmãs que nos precederam plantaram boas sementes e hoje estamos colhendo bons frutos". "Cada escola tem a sua filosofia, o seu carisma. A Escola Nossa Senhora de Fátima procura educar para a comunidade", disse a diretora, lembrando do lema da ENSF, que é "Educando para a comunidade".

A Ir. Regiane também disse que duas diretoras que passaram pela ENSF já são falecidas. As demais, deverão estar todas em Mamborê, na comemoração do jubileu de ouro, no sábado (7), no ginásio de esportes, às 19h30, e na missa em ação de graças, domingo (8), às 9h. A superiora provincial também deverá comparecer. A Ir. Demétria Fiel, que chegou em Mamborê em 19 de outubro de 1964 e permaneceu até 1979, está com a saúde bastante debilitada e não poderá comparecer.

 
Momento da entrega da comenda


Comenda

 
 
Vereadores Dorneles Adão Cavali e Juliano Sehaber Perez, autores do Projeto de Resolução concedendo a comenda

Momento do Hino Nacional
 
 

Ir. Regiane Romanichen, diretora
 
 
Vereadores, religiosas e professoras da ENSF
 
Cerimonial: Vilson Olipa
     

Notícias Mamborê