Notícias Mamborê
   
14/12/15 Seg 16h25
Firjan
Índice destaca Mamborê em 1º lugar na Comcam no quesito Saúde
Mamborê foi destaque como alto desenvolvimento no quesito Saúde, segundo índice do FIRJAN de Gestão Fiscal – IFGF. O município ficou em 1º lugar na região da Comcam e em 20º no estado do Paraná.

De acordo com a assessoria de imprensa do Município de Mamborê, a informação foi comemorada pelo setor que ao longo da atual administração passou por uma grande transformação, com investimentos na reforma do Centro de Saúde da sede e postos das comunidades Guarani, Pensamento e Canjarana, além da construção de uma UBS que está em execução. Compra de novos veículos, equipamentos, contratação de profissionais e investimentos em importantes Programas que estão garantindo uma melhor qualidade de vida a população.

Abaixo segue informações do IFGF retiradas do site do FIRJAN:

Para contribuir com uma gestão pública eficiente e democrática, o Sistema FIRJAN desenvolveu o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF). Uma ferramenta de controle social que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, possibilitando maior aprimoramento da gestão fiscal dos municípios, bem como o aperfeiçoamento das decisões dos gestores públicos quanto à alocação dos recursos.

Lançado em 2012, o IFGF traz o debate sobre um tema de grande importância para o país: a forma como os tributos pagos pela sociedade são administrados pelas prefeituras. O índice é construído a partir dos resultados fiscais das próprias prefeituras – informações de

  declaração obrigatória e disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Com base nesses dados oficiais, o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal 2015 – ano de referência 2013 – avaliou a situação fiscal de 5.243 municípios, onde vivem 191.256.137 pessoas – 96,5% da população brasileira. Apesar da determinação da lei, os dados do exercício fiscal 2013 de 324 prefeituras não estavam disponíveis ou não eram consistentes (informações que não foram passíveis de análise).

Leitura do IFGF

Composto por cinco indicadores – Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida –, o IFGF tem uma metodologia que permite tanto comparação relativa quanto absoluta, isto é, o índice não se restringe a uma fotografia anual, podendo ser comparado ao longo dos anos. Dessa forma, é possível especificar, com precisão, se uma melhoria relativa de posição em um ranking se deve a fatores específicos de um determinado município ou à piora relativa dos demais.

Metodologia

O IFGF tem uma leitura dos resultados bastante simples: a pontuação varia entre 0 e 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação.

Fonte: Site FIRJAN