Notícias Mamborê
   
25/01/16 Seg 20h02
Mamborê
Presidente da Câmara convoca equipe da Saúde para falar sobre a epidemia de dengue
O vereador Dirlei Martins Pereira, presidente da Câmara Municipal, convocou a secretária de Saúde Paula Denise Rotta, para que falasse sobre a real situação na qual se encontra o município de Mamborê e quais as medidas que estão sendo tomadas a partir de agora. O encontro foi na manhã de hoje (25), no plenário da Câmara Municipal. Além do presidente da Câmara, estiveram presentes os vereadores: Dorneles Adão Cavali, Gumercindo dos Santos, Jairo Arruda, Juliano Sehaber Perez, Mauricio Jotta Massano e Sandra Nascimento Agostinho. A equipe da Secretaria de Saúde estava formada pela secretária, pela enfermeira Fernanda Massaro, assessor da Vigilância Sanitária Carlos Nauroski e agente de endemias Cristian dos Santos.

Foram aplicadas 3 multas até o momento, sendo duas no patrimônio Guarani. Houve até um caso no qual um proprietário pagou pela multa, mas não limpou o seu quintal, para remover os criadouros do mosquito Aedes aegypti. A Secretaria de Saúde acionou o Ministério Público e este determinou a remoção do lixo, dentro de 24 horas, nos dois imóveis do patrimônio Guarani. O trabalho foi executado na última semana, com auxílio de uma equipe da prefeitura. Apenas para se ter uma ideia, a multa para imóvel residencial é aproximadamente R$ 600. Para terreno baldio, gira em torno de R$ 900. Quando a multa não é recolhida, o valor é reajustado em 100%.

 

  O vereador Juliano comentou a importância dos imóveis pertencentes ao Município estarem sempre limpos, pois, mesmo os principais criadouros estarem em quintais, as pessoas acabam tomando como referência os terrenos públicos, para limparem os seus. "Se a prefeitura não limpa o terreno dela, por que vou limpar o meu?", disse o vereador, citando as alegações de alguns moradores não conscientizados da necessidade de se eliminar os focos criadouros do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças.

A vereadora Sandra sugeriu a utilização das igrejas para atingir mais pessoas, conscientizando-as quanto à solução para parar a endemia, que é cada um fazendo a sua parte, mantendo os quintais limpos.

Na cidade, são poucos casos. Alguns deles são de pessoas que estiveram no patrimônio Guarani. A atenção especial está voltada para a região da Rua Maracaju.

Durante o ano de 2015, o município de Mamborê teve 127 casos confirmados, sendo 114 no Guarani e 13 na sede do município.

 

 

Abaixo, fotos da limpeza dos dois imóveis no Guarani, realizada de quarta a sexta-feira da última semana
 
 
 
 

O site do seu dia a dia!