Notícias Mamborê
   
22/03/16 Terça-feira
Guarani
Realizada aula inaugural de curso de costura industrial
Aconteceu ontem (21) no Guarani a aula inaugural do curso de Costura Industrial, desenvolvido pela prefeitura de Mamborê em parceria com o Senai. Também são parceiros a secretaria de Assistência Social e a Sala do Empreendedor do Município.

Estiveram presentes o prefeito Nei Calori, a secretária de Assistência Social Vania Maria de Souza, o agente de desenvolvimento José Aparecido Januário, a instrutora do curso no Guarani Marisa Grenzoski de Arruda e representado o Senai a coordenadora de Educação Daine Pereira e assistente pedagógica Lucinéia Aparecida, além de outras lideranças locais.

O curso terá 160 horas e as aulas acontecerão às segundas, quartas e quintas-feiras, no Centro de Apoio Tayna. Quinze mulheres se inscreveram para participar do curso. O Senai oferece as máquinas e os materiais necessários. A prefeitura entra com aporte financeiro viabilizados pela Secretaria de Assistência Social e a Sala do Empreendedor através do agente José Aparecido Januário que disponibiliza toda a assessoria técnica.

Também chamado de “corte e costura”, o curso de costureiro capacita os profissionais a operar máquinas de costura profissionais, a identificar

  tipos de tecidos e de agulhas, a fazer acabamentos (à mão e à máquina), a reconhecer erros de cortes, a manusear moldes, a consultar tabelas de medidas, dentre outros tópicos. Além das técnicas de costura, o profissional também será qualificado para realizar seu trabalho sempre de maneira eficiente, utilizando os Equipamentos de Proteção Individual - EPIs corretamente para garantir a saúde e segurança no trabalho.

Em sua fala, o prefeito Nei Calori destacou a importante parceria com o Senai, a qual garantirá a capacitação de diversas mulheres da comunidade, preparando-as para um promissor mercado de trabalho que é a costura industrial. “Queremos, após a conclusão do curso, trabalhar para que o mesmo não fique só no certificado. Vamos, de forma organizada, fazer com que os produtos confeccionados por elas sejam comercializados, até mesmo auxiliando na montagem de uma indústria ou cooperativa, para que possamos gerar renda na comunidade, melhorando a qualidade de vida de muitas famílias”, disse o prefeito.