20/04/16 Quarta feira
Oportunidade
Inscrições abertas para o Jovem Aprediz 2016
A Agência do Trabalhador de Mamborê informa que o programa Jovem Aprendiz de 2016 oferece 15 vagas e está com as inscrições abertas. Os interessados devem entrar em contato com a Agência do Trabalhador, tendo em mãos estes documentos: RG, CPF, Carteira de Trabalho e Currículum com foto.

Lei de Aprendizagem

Conforme a Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/2000) as empresas de médio e grande porte devem contratar um número de aprendizes equivalente ao mínimo de 5% e máximo de 15% do seu quadro funcional, cujas funções demandem formação profissional. A lei estabelece ainda que esses aprendizes devem ser matriculados nos cursos de Aprendizagem, oferecidos pelos Serviços Nacionais de Aprendizagem.

No âmbito da Lei da Aprendizagem, aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo, ao mesmo tempo, formação na profissão para a qual está se capacitando. Deve cursar a escola regular (se ainda não concluiu o Ensino Médio) e estar matriculado e frequentando instituição de ensino técnico profissional conveniada com a empresa.

  Quem pode ser aprendiz


Jovens de 14 a 24 anos incompletos que estejam cursando o ensino fundamental ou o ensino médio. A idade máxima prevista não se aplica a aprendizes com deficiência.

No Brasil, uma grande parcela de adolescentes e jovens encontra-se fora da escola e excluída do mundo do trabalho. Sem acesso à educação e privados de uma possibilidade formal de geração de renda, esses jovens veem seu projeto de vida frustrado prematuramente. Um programa que resguarde a formação escolar básica, viabilize o acesso à qualificação profissional e ao trabalho é uma importante alternativa nesse contexto.