07/05/16 Sábado
Mamborê
Realizada a primeira audiência pública sobre a destinação do lixo
Visando a implantação e operação do serviço de tratamento e disposição final de resíduos sólidos urbanos com tratamento térmico, foi realizada ontem (6), uma audiência pública no plenário da Câmara Municipal de Mamborê. Estiveram presentes o vice-prefeito Paulo Rotta; presidente da Câmara Dirlei Martins Pereira; vereadores: Gumercindo dos Santos, Juliano S. Perez, Sandra Agostinho e Silvio Silveira. Várias pessoas da comunidade compareceram, bem como alguns alunos do Colégio Estadual João XXIII.

A audiência foi conduzida pelo presidente da Comissão Gestora de Parcerias de Mamborê, Antonio Cezar Lopes de Medeiros. A tecnóloga Ana Maria Fernandes apresentou a real e atual situação da forma de destinação dos resíduos sólidos do município, que é o aterro sanitário. O advogado Dr. Anderson Savariz fez uso da palavra, bem como Renado de Lima Correia, do Departamento Municipal de Planejamento. Outros convidados foram a presidente da Acimam Rose Aparecida Soares e o engenheiro Ambiental Lucas Augusto Ferreira.

Dois representantes da empresa Gallarati estavam no plenário. Diante do surgimento de algumas dúvidas sobre o funcionamento de uma usina que consome o lixo e ainda produz energia elétrica, os representantes teceram alguns comentários. Os representantes eram os advogados: Dr. Hélio de Lima e Dra. Isadora Schwertner, ambos da equipe jurídica da Gallarati, residentes em Foz do Iguaçu.

Gallarati

Esta é a empresa que demonstrou interesse em implantar uma usina em Mamborê, para produção de energia elétrica a partir do lixo. Já aconteceram outros encontros, com presença de Marco Bassetto, que é um membro da família italiana, proprietária da empresa. Caso haja outras empresas interessadas, poderão também concorrer.

A Gallarati tem uma tradição de várias décadas e possui 26 usinas em 8 países europeus. Outras informações sobre o sistema estão na matéria do dia 24 de julho de 2015, quando aconteceu uma das primeiras reuniões, sobre o assunto.

 

 


Antonio Cezar Lopes de Medeiros


Ana Maria Fernandes


Anderson Savariz


Rose Aparecida Soares
 
Lucas Augusto Ferreira

Renato de Lima Correia
 

Algumas vantagens do sistema, projetadas durante a audiência
 
Dr. Hélio de Lima