09/08/16 Terça-feira
Maringá
Equipe de capoeira de Mamborê participa de evento internacional
O professor de capoeira Esquilo (Vanderlei Machado), com alguns alunos seus, participaram do 2° Encontro Sul Brasileiro de Capoeira, organizado por mestre Binha do Grupo Internacional de Capoeira Aliance. O evento foi no Teatro Reviver de Maringá, nos dias 16 e 17 de julho, e ofereceu cursos, palestras, troca de cordéis, campeonato e formaturas de professores e mestrandos.

Alunos mamboreenses do professor Esquilo conquistaram medalhas e foram batizados com graduações de 1ª a 4ª graduação, infantil, adulto (masculino e feminino). O professor Esquilo foi diplomado professor de capoeira, recebendo o certificado do mestre Binha, presidente do Grupo Internacional Aliance.

O Grupo Aliance está presente em Foz do Iguaçu, Arapongas, Nova Esperança, Maringá, Curitiba, São Paulo, Mamborê e outras cidades. O grupo está filiado à World Capoeira Federation - WCF e à Federação Paranaense de Capoeira - FERPACA, tendo sua importância na cultura,esporte luta e profissionalização de atletas.

Mamborê

Em Mamborê as aulas de capoeira são ministradas pelo professor Esquilo, com assessoria do estagiário Boiadeiro e aluno Tom, no salão paroquial da igreja matriz. As aulas são gratuitas a acontecem às terças, quartas e quintas-feiras, das 17h às 21h. Em breve, deverá haver aulas nos finais de semana também. "Nossa proposta é a profissionalização dos atletas para o mescado de trabalho", disse o professor Esquilo.