16/09/16 Sexta-feira
Paróquia
Bispo diocesano realiza visita pastoral
Dom Francisco Javier Delvalle Paredes esteve durante todo o dia de ontem (15), em Mamborê. A visita pastoral que o bispo diocesano está realizando nas paróquias da diocese têm duração maior; no caso da visita à paróquia Imaculada Conceição de Mamborê, foi necessário concentrar as atividades todas em um único dia, que foi a quinta-feira (15), devido a um outro compromisso de Dom Javier, nesta sexta-feira (16). No entanto, o bispo retornará no domingo (18), para presidir a missa às 8h30, com o sacramento da Confirmação (Crisma).

Na parte da manhã, o bispo, com alguns auxiliares, analisaram os documentos/registros da paróquia. O pároco local, Pe. Valdecir Liss, levou o bispo em algumas partes da cidade para que este tivesse uma ideia geral da comunidade. Às 15h, Dom Javier presidiu a missa dos enfermos, com concelebração do Pe. Valdecir Liss, Pe. Izaias da Conceição e Pe. Paulo Versari Conceição. À noite, aconteceu uma reunião com cerca de 90 pessoas, no salão paroquial. Eram presidentes e equipes das capelas; coordenadores de pastorais, movimentos e serviços; integrantes do Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais - CAEP e Conselho Paroquial Pastoral - CPP.

"Com alegria estou aqui, junto com vocês, para celebrar esta Eucaristia. De forma especial e carinhosa queremos acolher os doentes, os idosos e as idosas desta comunidade paroquial. Convido a todos para fazermos desta celebração, um momento de fé, um momento de renovação de nossas esperanças e de nossa confiança nesse Deus que tanto nos ama", disse Dom Francisco Javier no início da missa.

"Cada um de vocês é um colaborador do meu ministério e faz parte do meu pastoreio", disse o bispo diocesano na reunião com as lideranças da paróquia, explicando o sentido da visita pastoral e a sua existência ao longo da história da Igreja. "Sei que vocês fazem um trabalho maravilhoso. Esse trabalho feito no silêncio, a serviço do Reino de Deus. Obrigado por esse serviço!", agradeceu Dom Javier.

"Muitos já escreveram a sua história nesta paróquia", disse o Pe. Valdecir aos coordenadores e presidentes, reunidos no salão paroquial, referindo-se aos antepassados que conduziram a paróquia Imaculada Conceição ao longo destes quase 60 anos. "Agora é nossa vez de escrevermos a nossa história", concluiu o pároco.

 
Missa na tarde de quinta-feira (15)


Dom Francisco Javier e Pe. Valdecir


Análise dos relatórios na manhã de quinta-feira

Álbum com mais fotos da visita pastoral

 

 
Missa dos enfermos

Água e fotos para bênção dos enfermos
 
Imagens da padroeira Imaculada Conceição e de São José, padroeiro da diocese; e Sagradas Escrituras, no salão paroquial
 
Pe. Valdecir acolhendo a todos
 

Vladimir Ciconello, presidente do CPP, conduzindo os trabalhos
 
Vanderlei Domingos dos Santos e Adriana Maria Tófoli, casal coordenador do CAEP