28/11/16 Segunda-feira
Cooperativismo  
Mamboreenses participam do Programa Coamo de Jovens Líderes 2016
Iniciada em abril, a 20ª turma do Programa Coamo de Jovens Líderes Cooperativistas teve a sua formatura no dia 23 de novembro, na administração central da cooperativa, em Campo Mourão. Participaram 45 jovens cooperados representado mais de 25 entrepostos e regiões do Paraná e Santa Catarina. De Mamborê, participaram: Eliane Bocato, Erick Calegari, Mauro Ângelo Zanin e Larissa Ferraz.

O programa de formação de Jovens Líderes é uma iniciativa da Coamo com apoio do Sescoop/PR, e é realizado na cooperativa desde 1998. No total, já foram formados mais de 850 cooperados de toda a área da cooperativa no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Com decisões pensadas e viabilizadas, os jovens são os grandes responsáveis pela implantação de um novo modelo de administração rural, muito mais profissional. O professor João Arnoldo Gorz, um dos responsáveis pelo repasse de conteúdo dos módulos trabalhados durante o ano, diz que o programa Jovens Líderes da Coamo é o caminho mais curto para manter o homem no campo. “É um programa pioneiro da Coamo e é uma forma de garantir a sucessão e sustentação do homem do campo na atividade rural. Trabalhamos vários assuntos com o

  objetivo de prepara-los para serem líderes na comunidade e na cooperativa. O produtor com formação adequada passa a ser empreendedor do campo”, afirma.

Na gestão dos negócios na propriedade, ou mesmo quando atuam em parceria com os pais, os jovens trabalham de forma arrojada, sem esquecer das lições geradas por suas famílias. Com os pés no chão e a mente no futuro, buscam resultados concretos baseados na prática do planejamento e gerenciamento, e o sucesso do empreendimento. Para o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, o programa Coamo de Jovens líderes ajuda a manter essa chama acessa no campo. “Estamos formando novos líderes e os preparando para o futuro. Isso traz estabilidade para a cooperativa e garante a sua continuidade” destaca Gallassini.

Os trabalhos foram desenvolvidos em cinco módulos, de abril a agosto, sendo o último uma viagem técnica/cultural por várias regiões e unidades da Coamo, no Oeste e Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e na indústria e terminal portuário da Coamo em Paranaguá.

Com informações a assessoria de imprensa da Coamo