Anúncios Google
24/01/17 Terça-feira
Mundo  
Casal de irmãos mamboreenses segue carreira de modelo na Itália e no Japão
Paulo de Jesus Pinto (nome artístico “Paulo Jesus”) e Sorrayla de Jesus Pinto (nome artístico “Sorrayla de Morais”), viajaram à Itália e ao Japão, respectivamente, no início do mês de janeiro deste ano. Os irmãos, filhos de José Morais Pinto e Maria do Socorro de Jesus Pinto, assinaram contratos com agências internacionais e estão trabalhando no exterior.

Paulo tem 19 anos de idade, nasceu em Mamborê, e está em Milão, Itália. Sorrayla tem 17 anos, nasceu em Campo Mourão, mas passou toda a infância e início da adolescência em Mamborê. Ela está em Osaka, Japão.

  Paulo estudou na Escola Municipal Elizabete, Escola Estadual Rui Barbosa e Colégio Agrícola de Campo Mourão. Sorrayla, no CMEI Prof. Maria de Lourdes dos Santos, Escola Elizabete, Escola Rui Barbosa, Colégio João XXIII e concluiu o Ensino Médio no Instituto Estadual de Educação de Maringá – IEEM, em 2016. Ambos deram os primeiros passos em Maringá e iniciam carreira internacional.

Conheça um pouco mais de cada um dos mamboreenses e como foi a trajetória deles, até aqui.

 

Sorrayla de Morais

Sorrayla de Jesus Pinto residiu na área rural de Mamborê até os 11 anos de idade, mudando-se então, para a cidade. Quando estava no nono ano (Escola Rui Barbosa), começou a fazer curso de modelo, em Maringá, e já começou a realizar alguns trabalhos na área. No final do Ensino Médio, mudou-se para Maringá.

“Quando eu era criança eu queria ser modelo, me lembro de que sempre que comentava com meus colegas, eles riam de mim, então eu mudei de ideia e planejei fazer faculdade de moda”, disse Sorrayla. Mas, já adolescente, não desistiu do seu sonho e fez um curso inicial de modelo com seus irmãos Paulo e Felipe. No final, a agenciadora disse que Sorrayla tinha perfil internacional, bem como o irmão Paulo. Os irmãos participaram de castings internacionais e foram aprovados. Na época, Sorrayla tinha 13 anos de idade e sua primeira agência de Maringá propôs enviá-la para a China, não obtendo autorização de sua mãe.

Três anos depois, Sorrayla deixou sua primeira agência, indo para outra de Londrina onde não obteve o tão sonhado resultado. Após essas experiências, resolveu iniciar um trabalho intimista junto ao seu scoulter, Junior Oliveira, que lhe apresentou à agência responsável pelo seu encaminhamento até Osaka, a Just Models International - Curitiba.

“Todo mês eu ia pra Curitiba fazer fotos, porque para poder viajar para o exterior é necessário um book bem completo e diversos tipos de materiais para apresentar às agências de outros países”, disse Sorrayla.

Sorrayla conta com sua agência mãe, onde seu scoulter é sócio-proprietártio, a Unit Model School em Maringá, que cuida de todos os detalhes, desde a preparação, desenvolvimento e acompanhamento da modelo onde quer que ela vá, além do vínculo com a família, pois é uma transição bem delicada “dormir no Brasil e acordar no Japão”. A Unit é franqueada exclusiva em Maringá e região da Just Models International, parceria essa responsável por despontar modelos do Brasil pelo mundo. Hoje, com 17 anos e 1’76 de altura, Sorrayla já demonstra maturidade ao se tratar da carreira graças à preparação e expertise de longa data que vem recebendo dos profissionais envolvidos no seu sucesso.

Sorrayla descreve a viagem e os primeiros dias no Japão

O voo partiu na madrugada do dia 5 de janeiro, fez uma escala na Turquia e cheguei no apartamento em Kansai, no dia 6 de janeiro. Atualmente estou morando em Osaka. Uma cidade linda demais. Eu estou apaixonada por tudo aqui: as pessoas são super educadas, simpáticas, tudo muito organizado, a cidade é muito limpa! É tudo muito lindo aqui.

Aqui em Osaka eu estou na Agência Zem Inc. Eu tenho três agências: a agência mãe é a Unit Models School; a representante é a Just Models Brasil e, a internacional, é a Zem Inc. As três agências são muito boas.

A Unit foi quem me "moldou" quem me deixou pronta para o mercado da moda; a Just, foi quem me ensinou muitas coisas, principalmente a me portar como modelo de padrão internacional; e a Zem é quem me contratou pra trabalhar no exterior, onde faço vários castings diariamente, e Jobs. Recentemente fotografei alguns catálogos, estou ansiosa pelos resultados!

Eu consegui viajar através de muito esforço e muita paciência. Só meus pais e meu booker Junior Oliveira sabem o quanto eu trabalhei para estar onde estou. Aqui ainda é só o primeiro degrau de uma longa escada para o sucesso profissional e pessoal.

As pessoas têm uma visão distorcida sobre os modelos. Acham que é só glamour e beleza, mas eles não sabem o quanto é difícil "abandonar" todos que você conhece: sua família, amigos e namorado, para viajar ao outro lado do mundo, com poucos recursos e sem tanta fluência no inglês. Eu agradeço muito a Deus por ter acontecido tudo o que aconteceu; para eu poder estar aqui hoje!

Passei frio nos castings, porque não pode usar roupas grossas. Tem que ser roupas coladas.  Casacos, só na van, na rua ou em casa. Eu não reclamo, eu sempre quis muito estar aqui. Estas são só algumas “pedrinhas” no caminho.

Vou ficar aqui em Osaka por 3 meses, após o final do contrato com a Zem, já tenho contrato com uma nova agência em Tóquio.

Eu tenho os melhores pais do mundo. Eles me deram a melhor educação que qualquer um poderia ter. Sou muito grata pelas vezes que meus pais me deram palmadas para eu aprender a ser uma pessoa melhor. Vou levar para a vida toda, tudo o que me ensinaram.

Ainda sinto-me no dever de agradecer a Vanderlei Andrade da Bonna Pizza de Maringá, pois foi graças ao salário do trabalho como babá de uma filha sua que eu consegui pagar pelo meu curso de inglês.

Sorrayla de Morais

  Paulo Jesus

O adolescente mudou-se para Maringá em março de 2015, com sua família, com o intuito de melhores oportunidades de trabalho e crescimento. “No decorrer do tempo várias portas foram se abrindo e uma delas foi a oportunidade de ser modelo através de uma agência recém criada, de Londrina, a Fashion Modeling Profile”, disse Paulo, explicando que a referida agência pertencia a Marcio Falcão, que havia sido, por alguns anos, diretor criativo da marca brasileira Puramania, sendo também estilista e fotógrafo. A partir de julho de 2016, Paulo foi escolhido por Marcio e também pelo scouter Jocler Turmina de São Paulo, para ingressar e começar a moldar a carreira de modelo. “A partir disso, foi proposto que eu fizesse várias mudanças visuais como melhorar a pele, o corte de cabelo, a dentição, estilos de roupas, comportamento social e a aparência no geral, tudo isso em 4 meses apenas, para se encaixar no perfil planejado e tentar carreira internacional”, prosseguiu o modelo. “Com o passar dos meses, fiz todas as mudanças e materiais fotográficos necessários e, após o ano novo, surgiu, de última hora, a oportunidade de viajar para Europa, pois uma agência de lá gostou do meu perfil.

“Logo tive que arrumar minha mala e me despedir das pessoas mais próximas com destino ao novo e totalmente desconhecido”, disse o modelo, explicando que a viagem (primeira de avião) foi tranquila e que já fez vários amigos por lá, uma vez que há muitos brasileiros em Milão. “Já comecei fazendo muitos castings (seleção de profissionais) para renomadas marcas mundiais, pois na próxima semana já aconteceria o Milan Fashion Week (Semana de Moda de Milão), o principal evento de moda daqui e de vários outros países também, onde as marcas divulgam suas coleções para a próxima estação”, relatou.

“Nesta correria toda tive a honra de ser escolhido entre os castings realizados para desfilar numa marca de roupa masculina oriunda de Portugal, do estilista português Miguel Vieira”, disse Paulo. Este foi seu primeiro desfile e trabalho em solo internacional. O mercado de Milão é muito concorrido nesse evento, uma vez que a cidade é considerada o celeiro da moda masculina mundial.

Milan Fashion Week

Além de ser a primeira vez que Paulo Jesus participou da Semana de Moda de Milão, foi o primeiro desfile masculino do estilista português Miguel Vieira. Há anos ele esperava essa oportunidade. Ele já havia participado Fashion Week feminina; foi a primeira masculina, e com a participação de Paulo Jesus. “De salientar que eu fazia MFW (Milan Fashion Week) mulher. Agora eu deixei de fazer e passei a fazer a de homem. E faço a Nova York Fashion Week mulher”, disse o português Miguel Vieira.

“O desfile foi um verdadeiro sucesso na Semana de Moda de Milão e repercutiu em vários meios de comunicação, tendo matérias feitas para programas de televisão, jornais, revistas e sites renomados como Vogue, The Impression e GQ Portugal”, explicou o modelo.

Um pouco da rotina em Milão, descrita por Paulo

Aqui cada dia é um dia, ou seja, a vida de modelo não tem uma rotina bem definida como na maioria das outras profissões. Eu acordo cedo na maioria dos dias, me exercito, faço minhas próprias refeições (modelo tem que cozinhar sim), lavo roupas e organizo meu espaço. A minha agência daqui, a NBM MILANO, envia os castings, que são seletivas que as marcas realizam para escolher o perfil de modelo que desejam para o trabalho que irá ser feito. Assim, cada modelo tem seus respectivos castings e vão para as seleções de modo com que conheçam também a cidade, utilizando metrôs, trans, ônibus, e o GPS na mão sempre, explorando os pontos turísticos também em junção com o trabalho.

E assim acontece a construção da carreira de modelo, um passo a cada dia. Não é tão fácil quanto parece ao público; não existe só o glamour. Por traz disto tem muitos tombos e barreiras no caminho que temos que superar; muitas saudades dos familiares e amigos que temos que deixar para construir um futuro digno.

Mas quando se tem foco, persistência e cabeça no lugar, não importa quanto tempo demora, você consegue. Nunca fiz um trabalho no Brasil. Só recebia “nãos” e tudo isso que está acontecendo agora só tenho a agradecer imensamente aos meus pais pois, mesmo sem condições financeiras praticamente, nos apoiaram, eu e minha irmã Sorrayla, nesta carreira que está começando. Isto sem falar do grande apoio da minha “agência mãe” em Londrina, Fashion Modeling Profile, pelo profissionalismo e honestidade e ao scouter Jocler T., por todo o empenho e trabalho realizado para promover minha imagem no mercado de moda nacional e internacional.

Paulo Jesus


Sorrayla de Morais
 
Paulo na Milan Fashin Week
 
Publicação
 
 
Paulo com familiares