Anúncios Google
03/02/17 Sexta-feira
Mamborê  
Equipe da Adeturs realiza reunião com prefeito, vereadores e lideranças

A presidente da Agência de Desenvolvimento de Turismo Sustentável – Adeturs, Claudia Pento Eichmann, com outros integrantes da mesma estiveram em Mamborê na tarde de ontem (2). A equipe fez uma apresentação da Adeturs durante um encontro na sala de reuniões da prefeitura municipal, com presença do prefeito Ricardo Radomski (PSD); vereadores: Hildebrando Ribeiro de Oliveira (PV),  José Aparecido Januário (PPS), José Korchak (PDT), Juvelino da Costa Guerra (PSD), Maurício Jotta Massano (PMDB) e Osvaldo Sibardelli (PSDB); além da presidente da Associação Mãos Criativas, Marilza Czui, com equipe e lideranças do município ligados ou não, de maneira direta, ao turismo. O objetivo foi apresentar o que é necessário para o município se adequar para receber as vantagens de fazer parte da Adeturs.

Mamborê já está inserido na agência, mas, para poder receber verbas para a realização de eventos turísticos, o Ministério do Turismo exige três pontos para a adequação: 1-Criação do Conselho Municipal de Turismo; 2-Realização de um inventário, que consiste no

  levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos do município; 3-Inserção do Turismo, por parte do Poder Público, em uma secretaria da estrutura da administração municipal.

Ruben Orlando Moyano, diretor técnico da Adeturs, falou sobre o trabalho da agência na Comcam, tendo como título “EcoAventuras – Histórias e Sabores”, lembrando das caminhadas, cavalgadas e trilhas de motos (aventura ecológica); Caminho de Peabiru e Rota da Fé (história e religiosidade); e pratos típicos (sabores). Moyano lembrou a grande quantidade de turistas que visitam as ruínas das reduções jesuíticas nos países vizinhos e há, na Comcam, uma antiga redução, no município de Fênix. Ele também citou o lançamento do Carneiro no Buraco, prato típico de Campo Mourão, na Argentina, como uma experiência muito positiva e barata para a propagação da iguaria e do evento. “Outros municípios da Comcam também podem fazer o lançamento internacional de seus pratos típicos”, disse o diretor técnico.

O prefeito Ricardo Radomski manifestou-se favorável à adequação do município para que possa desenvolver as suas potencialidades turísticas, com auxílio da Adeturs.

Também estiveram presentes a vice-presidente da Adeturs, Hilda Michalczeszen Correia, e a diretora administrativa, Deviani Paz.


Ruben Moyano, diretor técnico
 
Marilza Czui apresentando a equipe da Adeturs

Prefeito Ricardo Radomski presente na reunião