Anúncios Google
27/05/17 Sábado
Saúde  
Mamborê inaugura UBS para o PSF II
A Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada na esquina da Av. Augusto Mendes dos Santos com a Rua Adina Correia Cionek, foi inaugurada no final da tarde e início da noite de sábado (27). O local abrigará o PSF II, que é o atendimento para a metade leste da cidade, até a Av. Antonio Chiminácio. O PSF I funciona na antiga Clínica da Mulher e compreende a metade oeste da cidade. Estiveram presentes o prefeito de Mamborê, Ricardo Radomski (PSD) e primeira-dama Elisabete A. Fagundes Radomski; o deputado federal Hermes Frangão Parcianello (PMDB-PR); chefe do Núcleo Regional de Saúde de Campo Mourão, Elenita Mortean; Toninho Machado, ex-vereador de Campo Mourão, representando o deputado estadual Marcio Nunes (PSD); vereadores: Hildebrando Ribeiro de Oliveira (PV), Jairo Arruda (PDT), José Aparecido Januário (PPS), José Corchak (PDT), Juvelino da Costa Guerra (PSD) e Maurício Jotta Massano (PMDB); secretário municipal de Saúde, Juliano Sehaber Perez e outros secretários da administração; Sargento Mario da Silva, comandante do Destacamento de Mamborê da Polícia Militar; pastor Darly Thomé da Silva, presidente do Copam; e outras autoridades.

Além da inauguração, houve a entrega oficial da chave de um veículo GM Spin para uso do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. O custo foi de pouco mais de R$ 72 mil.

"O atendimento é feito por pessoas, mas precisa de uma boa ambientação", disse Elenita Mortean, chefe da Regional, que representou o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto.

Falando em nome do Legislativo Municipal, Jairo Arruda lembrou que a proposta do nome de Antonio Germano Wunsche, à UBS, foi do vereador Dorneles Adão Cavali, que é o atual presidente da Câmara. Cavali não compareceu na solenidade por motivo de doença.

  "Quem está em festa hoje não são as autoridades, mas, de maneira especial, a população", disse Juliano Sehaber Perez. "Obrigado dona Maria Silvia, por tudo o que o Dr. Antonio fez por Mamborê", agradeceu o secretário, dirigindo-se à esposa do Dr. Antonio Germano Wunsche, falecido em 2 de dezembro de 2011, com 81 anos de idade. O recém-formado médico veio de Curitiba e, em 1963, inaugurou o Hospital Santo Antonio.

"Tenho compromisso com Mamborê", disse o deputado Frangão, lembrando da expressiva votação que sempre recebeu no município. O deputado se comprometeu a destinar verba, através de emendas parlamentares, para a construção de um contorno, com extensão de aproximadamente 3 quilômetros, para desviar o tráfego pesado da cidade. Disse que isto levará mais tempo, pois é algo em torno de R$ 2 milhões e que exige vários trâmites burocráticos.

O prefeito Ricardo Radomski, durante o seu pronunciamento, agradeceu ao deputado Hermes Parcianello pela emenda que tornou possível a construção da UBS para o PSF II. O prefeito também lembrou de outros deputados estaduais e federais que têm ligação com Mamborê, citando, como exemplo, o deputado federal Diego Garcia (PHS), que também destinou verbas ao município. Radomski agradeceu ao deputado Diego Garcia, através de Reinaldo Batista, presente na solenidade.

A placa foi descerrada e todos puderam conhecer as instalações da UBS que já iniciará o atendimento na segunda-feira (29).

Álbum com mais fotos da solenidade


Vídeo com alguns momentos da solenidade
 

Veículo para uso do CAPS
 
Elenita Mortean, chefe da Regional de Saúde

Mensagem de Maria Silvia Wunsche
 
Deputado Hermes Parcianello (Frangão)
 
Ricardo Radomski, prefeito

Entrega oficial do veículo para uso do CAPS
 
Pastor Darly Thomé da Silva

Placa sendo descerrada
 
Interior da UBS

Deputado Frangão, que é do PMDB, em conversa com o vereador Mauricio Massano, do mesmo partido
 
Vice-prefeito, Sebastião Martinez, presente no final do evento