Anúncios Google
01/08/17 Terça-feira
Resíduos sólidos  
Acamdoze convida para audiência pública nesta quinta-feira
Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze (Acamdoze) convida vereadores, prefeitos, secretários municipais, empresários do ramo de reciclagem, e comunidade em geral para participar de audiência pública nesta quinta-feira (3), às 9 horas. A pauta do encontro será uma discussão sobre a tecnologia REUSI, sistema utilizado para a destinação dos resíduos sólidos urbanos e industriais, gerando energia e madeira biosintética por meio de uma usina. O evento será realizado na sede da entidade, localizada na rua Brasil, nº 879, área central de Campo Mourão.

A reunião será para apresentar e esclarecer dúvidas sobre a tecnologia às autoridades regionais para dar andamento às discussões. O objetivo é analisar a possibilidade de implantação de uma usina para destinação de resíduos sólidos, para atender municípios da Comcam, utilizando o sistema. Os debates em torno do assunto tiveram início com requerimento apresentado à Acamdoze pelo vereador de Engenheiro Beltrão, Thiago Chiminello (PSB) sobre a tecnologia. Na ocasião, o parlamentar sugeriu a implantação de uma usina utilizando a metodologia REUSI.

A audiência terá uma palestra do professor e pesquisador Mario Augusto Mayer, especialista em gestão pública e planejamento urbano, representante estadual do sistema. Mayer fará a apresentação do REUSI esclarecendo dúvidas e abordando as vantagens da tecnologia aos participantes.

  São esperados para o evento, vereadores de toda a região, prefeitos, representantes de Rotary’s; Lojas Maçônicas; Associações Comerciais, empresários, entre ourtos.

A tecnologia REUSI foi desenvolvida em parceria entre o Brasil e China, cujo objetivo é solucionar a destinação dos resíduos sólidos urbanos e industriais, gerando energia e madeira biosintética por meio de uma usina. Segundo Chiminello, a destinação dos resíduos sólidos é um problema a todos os municípios da região. Para ele, o REUSI é uma opção que pode solucionar este problema.

Para a construção da usina seria escolhido um município sede para centralizar o recebimento dos resíduos. O prazo de retorno do investimento pode ser de até três anos. A sede da empresa que detém a tecnologia no Brasil fica no estado de São Paulo, com representante em Curitiba.

A sistema REUSI surgiu há cerca de 3 anos como solução definitiva para destinação de Resíduos Sólidos Urbanos e Industriais e através de suas tecnologias patenteadas transforma resíduos em energia e madeira biosintética através de processos com níveis mais baixos de emissões ambientais e sem passivo posterior após seu processamento. Assim proporciona a possibilidade real de um meio ambiente ecologicamente sustentável, não sendo necessário o depósito de resíduos em aterros sanitários ou lixões.