Anúncios Google
07/10/17 Sábado
Mamborê  
Secretaria de Saúde alerta sobre escorpiões

A Secretaria da Saúde do Paraná emitiu uma nota que destaca a importância e a necessidade de controlar a população de escorpiões, pelo risco que representam à saúde humana, já que a erradicação dessas espécies não é possível e nem viável. No entanto, o controle pode diminuir o número de acidentes e consequentemente, a morbimortalidade.

Os escorpiões são animais peçonhentos que injetam veneno por ferrão na ponta da cauda. O acidente com pessoas ocorre geralmente quando se toca o animal, geralmente com a mão ou o pé.

  A implementação de parcerias entre órgãos ligados à limpeza urbana, ao saneamento, às obras públicas e à educação, é imprescindível para a implementação das medidas de controle. As ações continuadas de educação em saúde garantem a continuidade das mudanças geradas no dia a dia da população.

A Prefeitura de Mamborê, através do Setor de Vigilância Sanitária, solicita à população que ao encontrar um escorpião, procure capturar o mesmo, usando de todos os cuidados, colocando-o em um recipiente fechado e entregar para a vigilância. Outra possibilidade é ligar para o telefone 156 que um funcionário do setor irá até a residência da pessoa. Ainda segundo o setor, muitos casos estão sendo registrados em cidades da região, por isso é importante que todos adotem as medidas para evitar a presença de escorpiões.

Melhores informações poderão ser obtidas junto ao Setor de Vigilância Sanitária da prefeitura. Pode-se também consultar o manual de controle de escorpiões do Ministério da Saúde através deste link.

Os principais cuidados são
  • Manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar
  • Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados e fechados e entregá-los ao serviço de coleta
  • Limpar terrenos baldios
  • Eliminar fontes de alimento para escorpiões: baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados
  • Remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto às paredes externas e muros
  • Manter fossas sépticas bem vedadas, para evitar a passagem de baratas e escorpiões
  • Rebocar paredes  para que não apresentem vão ou frestas
  • Verificar cuidadosamente calçados, roupas, toalhas e roupas de cama antes de usá-los
  • Limpe periodicamente ralos de banheiros, cozinha e caixas de gordura