Anúncios Google
31/10/17 Terça-feira
PIA  
Prefeitura fortalece o programa de inseminação artificial

O Município de Mamborê reuniu o setor agropecuário, na manhã de sexta-feira (27), para apresentar a empresa que fará a gestão técnica do Programa de Inseminação Artificial (PIA). O encontro, no centro de eventos no Parque do Lago, também serviu para a realização do cadastramento dos pecuaristas, visando um levantamento do rebanho e localização das propriedades.

Estiveram presentes o prefeito Ricardo Radomski (PSD); presidente da Câmara, Jairo Arruda (PDT), vereadores, engenheiro agrônomo da Emater Luiz Vanderley da Silva, secretário de Governo Thiago Zanini, veterinária Leila Calegari, técnica da divisão do Meio Ambiente Ana Maria Fernandes e diversos produtores rurais.

A empresa Vet Plan fará a gestão técnica do PIA, através do veterinário Eduardo Pereira Murback. A prefeitura anunciou um incentivo ao programa fornecendo, além de mão de obra especializada, 1.000 doses de vacina da febre aftosa e 500 doses de vacina contra brucelose. O veterinário ministrou palestra sobre diagnóstico de CIO e repassou informações de como irá funcionar o atendimento do programa, junto aos produtores. 

  Além desta palestra, outras serão realizadas de acordo com a demanda do programa como, por exemplo, palestra sobre nutrição do rebanho e qualidade da pastagem e solo.

O prefeito Ricardo Radomski, em seu pronunciamento, destacou as atividades do PIA, em benefício dos pequenos produtores. “Estamos fazendo de forma legalizada, contratamos um profissional veterinário, com isso o objetivo da prefeitura é aumentar a lucratividade do pequeno produtor de gado leiteiro e de corte e o melhoramento genético do rebanho’’, disse o prefeito.

Jairo Arruda parabenizou o prefeito pelo fortalecimento do programa que trará importantes resultados aos produtores. “O Legislativo está de portas abertas para incentivar ações desta natureza”, disse o presidente da Câmara.

Segundo Ana Maria Fernandes, técnica da divisão do Meio Ambiente, o programa deverá atender, neste primeiro momento, aproximadamente 200 produtores. Este número deverá aumentar à medida em que o cadastramento for concluído.

Devido às fortes chuvas, muitos produtores não compareceram ao evento. Os mesmos poderão fazer o recadastramento na prefeitura, no Setor de Meio Ambiente. Na segunda quinzena de novembro um novo encontro será realizado.