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20/11/17 Segunda-feira
Curitiba  
Aluno de Mamborê participa do projeto Geração Atitude

Guilherme Sphair e a professora Sandra Cristina

Guilherme de Melo Sphair, aluno do Colégio Estadual João XXIII de Mamborê, é um dos 26 classificados do estado para participar do projeto Geração Atitude, desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), com algumas parcerias. Guilherme embarca hoje (20) para Curitiba para concorrer com outros 25 projetos do Paraná. A professora Sandra Cristina da Silva Santos, que orientou o aluno mamboreense na elaboração da proposta, também viaja para a capital.

“Participei do programa com um projeto de lei estadual que dispõe sobre a participação de jovens estudantes nos Conselhos de Políticas Públicas Estaduais e Municipais”, disse Guilherme Sphair. “Na prática, se o projeto for escolhido, aprovado pela Assembleia e sancionado pelo governador, os Conselhos de Políticas Públicas, como Conselhos de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura e outros, dos 399 municípios do Paraná, deverão reservar, no mínimo, uma vaga de sua composição para jovens com idade entre 16 a 21 anos e que estejam regularmente matriculadas em instituição de ensino, público ou privada, de nível fundamental, médio ou de educação superior”, explicou o aluno.

A Câmara Municipal de Mamborê aprovou uma Moção de Aplauso ao aluno do Colégio João XXIII, pela classificação, entre os 228 projetos inscritos.

Abaixo, matéria da assessoria de imprensa da Alep, sobre o programa.

O Paraná vai conhecer nesta semana os vencedores de mais um projeto Geração Atitude

Educação, saúde, combate à violência e preservação do meio ambiente estão entre os temas mais abordados nos 26 projetos de lei selecionados dentre os 228 inscritos este ano pelos estudantes de todas as regiões do estado que participam do programa Geração Atitude, desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em parceria com o Ministério Público estadual, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Tribunal de Justiça e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado.

Os 26 autores dos projetos selecionados estarão em Curitiba a partir desta segunda-feira (20), acompanhados pelos professores que orientaram seus trabalhos. Nesta etapa, designada como Caravana da Cidadania, eles terão a oportunidade de visitar e conhecer os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público estadual. Na quarta-feira (22) pela manhã estudantes e professores visitarão alguns dos principais pontos turísticos da Capital, como o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e o Museu Oscar Niemeyer; e a partir das 14 horas farão uma visita guiada à Assembleia Legislativa, onde assistirão a uma palestra e terão oportunidade de participar da sessão plenária da Casa.

  O melhor projeto de lei, a ser escolhido entre as 26 propostas que venceram a primeira triagem, será divulgada em cerimônia que começa às 18 horas, no Plenarinho do Legislativo, marcando o encerramento da edição 2017 do Geração Atitude. A exemplo do que ocorreu por ocasião da primeira edição, o trabalho vencedor do grande certame ainda tem a chance de se tornar lei, como aconteceu no ano passado com a proposta apresentada por Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, então aluna da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Itacelina Bittencourt, em Cianorte.

A ideia por ela defendida gerou o projeto encampado pela Assembleia e posteriormente sancionado pelo governador, tornando permanente o Geração Atitude, como programa oficial para promover a participação social e despertar o interesse dos jovens por temas como Cidadania, Democracia, Política, Eleições, voto consciente e o papel das instituições. Na edição de 2017, o Núcleo campeão na apresentação do maior número de projetos para o Geração Atitude foi justamente o de Cianorte, com 60 trabalhos, seguido de Toledo, com 23, e Ivaiporã, com 19.

Os projetos – Cianorte está presente entre as proposições selecionadas este ano com o trabalho de Leonardo Lourenço Vicentin, aluno do Colégio Estadual Primo Manfrinato, que institui a figura do Jovem Parlamentar Paranaense. A preocupação com as questões ambientais está explícita na proposta apresentada pelo aluno Rafael dos Santos Scandolara, do Colégio Estadual Professora Reni Correia Gamper, em Manoel Ribas, estabelecendo a implantação de sistemas de reaproveitamento das águas das chuvas e painéis solares para a produção de energias renováveis nos prédios públicos.

Ou no trabalho de Thaiza Alves Simões, aluna do Colégio Estadual Emília Buzato, em Campo Magro, instituindo a criação de bancos de sementes orgânicas em todos os municípios. O trabalho de Giulia Victória Cabrera Queiroga, do Colégio Mariano Camilo Paganoto, em Foz do Iguaçu, trata de ações afirmativas no combate à evasão escolar e aos altos índices de criminalidade entre os jovens. Gabriela Cristina de Oliveira, do Colégio Estadual Rui Barbosa, em Jacarezinho, propõe implementar uma lei para resgatar e disseminar a cultura do Paraná dentro dos ambientes educacionais. Estes são apenas alguns exemplos de propostas defendidas pelos estudantes que participam do Geração Atitude, nesta edição de 2017.

O programa

O Geração Atitude foi formalizado em 2015, através da assinatura de convênio reunindo Legislativo, Executivo e Judiciário, com a finalidade de incentivar o exercício da cidadania nas escolas públicas da rede estadual por meio de ações educativas. Entusiasta da iniciativa, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), destacou na ocasião a importância de estimular o debate sobre o funcionamento dos três Poderes e das demais instituições entre os jovens, permitindo-lhes vivenciar de modo crítico o exercício da cidadania e da representação política.

Através do projeto os estudantes do Ensino Médio podem participar de gincanas culturais, palestras e aulas ministradas por professores e promotores de Justiça. Também aprendem a elaborar projetos de lei, emendas e decretos legislativos. Ações específicas, como o Geração na Escola, englobam um conjunto de atividades voltadas à formação cidadã, apoiadas em planos de aula relativos ao exercício da cidadania e que são definidos em linguagem simples e direta através do Guia do Cidadão, cartilha de 68 páginas discorrendo sobre democracia, política, eleições, direito ao voto, entre vários outros temas. A cartilha pode ser acessada por qualquer interessado pelos sites da Assembleia Legislativa e do Ministério Público estadual.